Diversão e Arte

Julián Fuks recebe o Prêmio José Saramago por 'A resistência'

Autor é o terceiro brasileiro a receber o prêmio, depois de Andréa Del Fuego e Adriana Lisboa

Agência Estado
postado em 25/10/2017 12:01
Autor venceu o Prêmio Jabuti em 2016
O escritor brasileiro Julián Fuks venceu o Prêmio José Saramago deste ano, pelo romance A resistência. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 25, na sede da Fundação José Saramago, em Lisboa. Ele é o terceiro brasileiro a receber o prêmio, depois de Andréa Del Fuego (2011) e Adriana Lisboa (2003).

A resistência também recebeu, em 2016, o Prêmio Jabuti. Nele, Fuks aborda a questão da identidade e do exílio. Nascido em São Paulo, em 1981, o escritor, tradutor e crítico literário é filho de argentinos que deixaram o país por motivos políticos.
O Prêmio Saramago foi criado em 1998, para homenagear o escritor português que havia acabado de receber o Nobel de Literatura, pela Fundação Círculo de Leitores. Destinado a escritores lusófonos com até 35 anos de idade, o prêmio paga 25 mil euros, e é entregue a cada dois anos.

Em 10 edições, a distinção já foi entregue a Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego, Ondjaki, Bruno Vieira Amaral e Julián Fuks.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação