Diversão e Arte

Videodança revive Cora Coralina na juventude e na idade madura

Coreografia tem as bailarinas Angela Mognato e Izabela Beatriz como protagonistas

Nahima Maciel
postado em 26/10/2017 15:25

Angela Mognatovive Cora aos 67 anos

A bailarina Angela Mognato sempre gostou da poesia de Cora Coralina, mas um verso específico, sobre como os tempos atuais são sempre melhores que os antigos, marcou a leitora. Angela leu o verso durante um momento complicado, de muito desânimo, e ficou com aquilo na cabeça, pensando como Cora conseguia ter uma perspectiva otimista do presente. ;Aquilo me deu um ânimo e renovei;, conta. A partir daí nasceu Cora, uma videodança criada em parceria com a também bailarina Izabela Beatriz e direção da coreógrafa Vann Porath. O trabalho será lançado nesta quinta (26/10) no Teatro Mapati em apresentação gratuita para o público e deve ser disponibilizado em algum canal na internet após um segundo lançamento, ainda sem data prevista.


No vídeo, Angela e Izabela interpretam duas fases da vida de Cora Coralina, sempre com base na ideia de tempo e da ligação da poeta com a natureza. Izabela vive Cora aos 20 anos e Angela, aos 67. ;Os livros e as poesias são muito bonitos, muito selvagem, e sempre inspirado na natureza, então dançamos na água, na terra, nas pedras;, conta Angela. Cora saiu de casa aos 21 anos, quando a primeira década do século 20 ainda não permitia às mulheres independência de tipo algum. Foi ousada, queria viver um grande amor. Mas foi apenas aos 67 que ela retornou à cidade natal, a então Vila Boa de Goiás, hoje Cidade de Goiás. Na maturidade, foi ser doceira. E são esses dois momentos que as bailarinas interpretam na videodança. ;A gente articulou esses dois lugares dessa história;, conta Izabela. ;É um pouco de Cora Coralina nesse encontro de história entre passado e futuro.;


Para criar a coreografia, as bailarinas e a diretora fizeram um processo de imersão no mundo de Cora. Primeiro, da dupla experimentou inserir materiais como terra e água nos ensaios no apartamento de Angela. Depois, elas foram para Cidade de Goiás, terra de Cora, para vivenciar um pouco da natureza que cercou a vida da escritora. Para as gravações, o local escolhido foi a reserva ecológica Paraíso na Terra, pertencente ao Instituto Teosófico de Brasília (ITB). ;É um lugar de natureza exuberante e tem montanhas, cachoeira, caminho de terra, pedra, tudo que a gente precisava;, avisa Angela.


A coreografia também nasceu das experimentações e da interação entre as duas bailarinas. Durante os ensaios, a coreógrafa tentou extrair a emoção da dupla em relação aos versos de Cora. Além de ler as poesias, elas passaram a anotar o que sentiam para poder levar as ideias para a dança. ;Vann partiu da ideia de que quem vai dirigir a dança é a memória dos bailarinos. Ela fazia a gente escrever o que estava sentindo, então tem muito de mim e da Izabela ali, além da leitura dos poemas e da escuta da poesia, de ouvir o que o personagem está querendo dizer;, conta Angela.

Videodança Cora

Com Angela Mognato e Izabela Beatriz. Direção e coreografia: Vann Porath. Lançamento nesta quinta (26/10), às 19h, no Espaço Cultural Mapati (707 Norte, Bloco K, Casa 5)


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação