Livro de jornalista brasileiro analisa carreira solo de Paul McCartney

Claudio Dirani esmiúça a carreira solo do ex-Beatle em 'Masters - Paul McCartney em disco e canções'

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/10/2017 07:00 / atualizado em 30/10/2017 11:50

Gustavo Caballero/AFP 7/7/17

Poucos artistas foram tão biografados quanto Paul McCartney. O britânico ganhou diversos livros que contam a trajetória do ex-Beatle. Compreender e analisar Paul, no entanto, parece uma tarefa sem fim. Por isso, o jornalista brasileiro Claudio Dirani se propôs a analisar, faixa a faixa, os discos de Paul lançados durante a carreira solo no livro Masters — Paul McCartney em disco e canções.

Dirani escreve com a propriedade de quem já lançou outro livro sobre o astro (Paul McCartney – Todos os segredos da carreira solo, em 2005) e de quem pesquisa há décadas a carreira do músico. Para o jornalista, a quantidade de biografias sobre o britânico pesa, mas ainda há o que se escrever sobre ele.

“A maioria das biografias são mais focadas na parte pessoal do que na musical. No meu livro,  acompanho a história dele com fatos pessoais, mas a música é o meu principal foco”, explica Dirani.

O foco na análise musical fez com que o livro ganhasse volume bastante considerável. São mais de 600 páginas que vão do primeiro álbum solo, McCartney (1970), até a coletânea Pure McCartney (2016). Dirani apresenta uma contextualização dos discos e faz análises de cada faixa, com detalhes da gênese das canções de Paul.

O trabalho no primeiro livro serviu como base para a exploração mais profunda feita em Masters. “Recebi o convite da Sonora Editora para republicar, mas a gente acabou fazendo um livro totalmente diferente, com outro tipo de escrita, com a música em foco e com diversas entrevistas e detalhes que não estavam no meu primeiro livro”, detalha.

A escrita de Dirani é um dos destaques da obra. Com leveza e uma riqueza muito grande de detalhes, o jornalista apresenta fatos e análises de maneira convidativa e instigante.

A ideia dessa escrita era alcançar um público maior, além dos aficionados por Paul. “Os livros que focalizam música, em geral, são mais secos. Para atrair um leitor, você também tem que tornar essa literatura mais interessante, mais bem-humorada.”
 
 
A contextualização foi uma ferramenta fundamental para dar esse tempero ao livro. “Quando falo do disco McCartney, por exemplo, amplio o foco e o leitor vai saber um pouco como estava a história naquela época e o que o levou a escrever aquelas músicas.”

Pesquisa

Em Masters, Dirani utiliza entrevistas feitas por ele, assim como recupera materiais relacionados a Paul de diversas épocas. A junção entre essas pesquisas dá corpo ao desenvolvimento do livro.

A parte mais complexa, assegura o jornalista, foi conseguir alguns contatos e entrevistas. “Foram entrevistas internacionais e, quando comecei o trabalho, essas pessoas eram menos acessíveis. Algumas dessas entrevistas levaram meses para se consolidar.”

Ele destaca o contato com o engenheiro de som Robin Black. Colaborador de trabalhos de bandas como Jethro Tull e Black Sabbath, Robin foi um dos únicos a compartilhar com Paul o processo de produção do primeiro álbum solo, McCartney. Ele falou sobre o disco e sobre aquele período com Dirani.

O próprio álbum é um dos que geram mais curiosidade entre o público. O disco foi gravado com Paul ainda amargurado com a forma como os Beatles tinham acabado. Os sentimentos de Paul naquele período e a maneira quase secreta de gravar adotada pelo músico são detalhados em Masters.

Ao vivo

O próprio Paul também deu contribuição para o livro e conversou com Dirani. Apenas uma entrevista curta, obviamente, não seria o suficiente para o retrato proposto por Dirani em Masters, mas o autor conseguiu chegar ao ídolo na passagem pelo Brasil em 2014.

Dirani chegou a Paul por meio da insistência com fontes que trabalhavam na turnê brasileira.  “Foi uma coisa que eu tentei bastante e não tinha conseguido. De repente, foi quase acidental. Foi uma grande expectativa e serviu para realizar um sonho antigo.”
 
SERVIÇO
Masters — Paul McCartney em disco e canções
Claudio Dirani. Sonora Editora. 664 páginas. R$ 89,90.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.