Diversão e Arte

Livro de jornalista brasileiro analisa carreira solo de Paul McCartney

Claudio Dirani esmiúça a carreira solo do ex-Beatle em 'Masters - Paul McCartney em disco e canções'

Alexandre de Paula
postado em 29/10/2017 07:00
Canções de Paul McCartney são analisadas no livro Masters

Poucos artistas foram tão biografados quanto Paul McCartney. O britânico ganhou diversos livros que contam a trajetória do ex-Beatle. Compreender e analisar Paul, no entanto, parece uma tarefa sem fim. Por isso, o jornalista brasileiro Claudio Dirani se propôs a analisar, faixa a faixa, os discos de Paul lançados durante a carreira solo no livro Masters ; Paul McCartney em disco e canções.

Dirani escreve com a propriedade de quem já lançou outro livro sobre o astro (Paul McCartney ; Todos os segredos da carreira solo, em 2005) e de quem pesquisa há décadas a carreira do músico. Para o jornalista, a quantidade de biografias sobre o britânico pesa, mas ainda há o que se escrever sobre ele.

;A maioria das biografias são mais focadas na parte pessoal do que na musical. No meu livro, acompanho a história dele com fatos pessoais, mas a música é o meu principal foco;, explica Dirani.

O foco na análise musical fez com que o livro ganhasse volume bastante considerável. São mais de 600 páginas que vão do primeiro álbum solo, McCartney (1970), até a coletânea Pure McCartney (2016). Dirani apresenta uma contextualização dos discos e faz análises de cada faixa, com detalhes da gênese das canções de Paul.

O trabalho no primeiro livro serviu como base para a exploração mais profunda feita em Masters. ;Recebi o convite da Sonora Editora para republicar, mas a gente acabou fazendo um livro totalmente diferente, com outro tipo de escrita, com a música em foco e com diversas entrevistas e detalhes que não estavam no meu primeiro livro;, detalha.

A escrita de Dirani é um dos destaques da obra. Com leveza e uma riqueza muito grande de detalhes, o jornalista apresenta fatos e análises de maneira convidativa e instigante.

A ideia dessa escrita era alcançar um público maior, além dos aficionados por Paul. ;Os livros que focalizam música, em geral, são mais secos. Para atrair um leitor, você também tem que tornar essa literatura mais interessante, mais bem-humorada.;
[VIDEO1]
A contextualização foi uma ferramenta fundamental para dar esse tempero ao livro. ;Quando falo do disco McCartney, por exemplo, amplio o foco e o leitor vai saber um pouco como estava a história naquela época e o que o levou a escrever aquelas músicas.;

Pesquisa

Em Masters, Dirani utiliza entrevistas feitas por ele, assim como recupera materiais relacionados a Paul de diversas épocas. A junção entre essas pesquisas dá corpo ao desenvolvimento do livro.

A parte mais complexa, assegura o jornalista, foi conseguir alguns contatos e entrevistas. ;Foram entrevistas internacionais e, quando comecei o trabalho, essas pessoas eram menos acessíveis. Algumas dessas entrevistas levaram meses para se consolidar.;

Ele destaca o contato com o engenheiro de som Robin Black. Colaborador de trabalhos de bandas como Jethro Tull e Black Sabbath, Robin foi um dos únicos a compartilhar com Paul o processo de produção do primeiro álbum solo, McCartney. Ele falou sobre o disco e sobre aquele período com Dirani.[SAIBAMAIS]

O próprio álbum é um dos que geram mais curiosidade entre o público. O disco foi gravado com Paul ainda amargurado com a forma como os Beatles tinham acabado. Os sentimentos de Paul naquele período e a maneira quase secreta de gravar adotada pelo músico são detalhados em Masters.

Ao vivo

O próprio Paul também deu contribuição para o livro e conversou com Dirani. Apenas uma entrevista curta, obviamente, não seria o suficiente para o retrato proposto por Dirani em Masters, mas o autor conseguiu chegar ao ídolo na passagem pelo Brasil em 2014.

Dirani chegou a Paul por meio da insistência com fontes que trabalhavam na turnê brasileira. ;Foi uma coisa que eu tentei bastante e não tinha conseguido. De repente, foi quase acidental. Foi uma grande expectativa e serviu para realizar um sonho antigo.;
SERVIÇO
Masters ; Paul McCartney em disco e canções
Claudio Dirani. Sonora Editora. 664 páginas. R$ 89,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação