Diversão e Arte

Por onde andam os integrantes da banda The Smiths

Três décadas após o término do grupo, saiba qual rumo o quarteto tomou

Matheus Dantas*
postado em 13/11/2017 14:20
A banda emplacou grandes sucessos entre os anos de 1982 a 1987
Certamente quem viveu nos anos 1980 vai se lembrar do sucesso da banda britânica The Smiths, considerado por muitos o grupo mais importante de rock alternativo da época. Formado pelos músicos Morrissey (vocalista), Johnny Marr (guitarra e teclado), Andy Rourke (baixo) e Mike Joyce (bateria), a banda lançou quatro álbuns -- The Smiths (1984), Meat is murder (1985), The queen is dead (1986) e Strangeways, here we come (1987) -- emplacando hits, como Reel around the fountain, The hand that rocks the cradle, Heaven knows i;m miserable now, How soon is now e William, it was really nothning.

Apesar do sucesso repentino, alguns conflitos entre os integrantes começaram a surgir. Em junho de 1987, o guitarrista Johnny Marr afirmou que estava exausto da rotina do grupo e decidiu dar um tempo, atitude que não agradou os outros membros. Outro ponto que causou desequilíbrio foi o fato de Morrissey ter se irritado com o trabalho de Marr com outros artistas. Devido aos atritos internos, a banda se separou em setembro de 1987, logo após o lançamento do quarto álbum Strangeways, here we come.

Mas por onde anda o quarteto?

Morrissey
Morrissey
O vocalista do grupo continua em atividade em carreira solo, e está prestes a lançar o 11; disco da carreira, que está previsto para ser lançados em 17 de novembro. Morrissey é um dos poucos artistas a ter músicas no Top 10 de vendas de discos do Reino Unido em três décadas diferentes.
Johnny Marr
Johnny Marr
Marr voltou a ativa em 1989 participando de projetos de outros artistas como Bernard Sumner, vocalista da banda britânica New Order. O guitarrista em atividade até hoje é considerado o 51; melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
Andy Rourke e Mike Joyce
Andy Rourke e Mike Joyce
Os dois trabalharam juntos nos primeiros anos da carreira solo de Morrissey. Atualmente, Andy se dedica ao projeto Freebass fundado por ele e outros baixistas, além da banda D.A.R.K, fundada em 2014. Já Mike Joyce, seguiu tocando bateria em alguns projetos, como do músico Vinny Peculiar. Mike também passou a trabalhar como DJ e apresentador, incluindo aparições ocasionais na BBC 6 Music.

Ouça alguns dos principais hits da banda The Smiths
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação