Diversão e Arte

Obra de Vinicius de Moraes ganha nova edição, em dois volumes

Editada pela Nova Fronteira , a publicação foi supervisionada por Eucanaã Ferraz

Rodrigo Barreto*
postado em 27/11/2017 07:32
Vinicius de Moares tem nova edição da obra completa
Explorador de múltiplos gêneros, Vinicius de Moraes é responsável por marcar a literatura brasileira na poesia, na prosa, na música e nas peças de teatro. O multiartista recebe homenagem com livro que reúne todas obras publicadas em vida pelo escritor. Segundo o organizador Eucanaã Ferrarz, Vinicius de Moraes apresenta um quadro muito raro de composição artística. ;Conjugação na espontaneidade dos versos com extremo rigor construtivo. Ele apresenta alto nível de formalidade, de comunicação e de alcance;, define Eucanaã.

A temática principal do escritor, o amor, viveu várias mutações: ;O amor, em um primeiro momento, sofre com o impasse de ter apenas 19 anos, ser católico e de berço conservador. É um sentimento que apresenta uma série de problemas, dúvidas e sofrimento;, explica Ferraz. O caminho para a distância é o primeiro livro de poesias publicado pelo escritor e marca esse período.

Entretanto, ao longo dos anos, Vinicius amadurece e compõe de forma sólida e concreta. poesia humanista por meio de versos curtos, humor e ironia geram identificação do público com sua obra. ;O amor agora é sobre as vivências do cotidiano. Expressões coloquiais, escrita em ordem direta e simples, afetividade se consolidaram como característica de um Vinicius mais velho e experiente;, comenta Ferraz. Nesta fase, destacam-se Soneto de Fidelidade, Soneto do maior amor e Soneto da separação.

O livro

Dividido em dois volumes, o box condensa o legado de Vinicius ao longo das diferentes fases da vida. A primeira parte da obra reúne a série Dispersos, com poemas não publicados em livros até esta edição. Além disso, traz ainda uma introdução feita por Laetita Cruz de Moraes ; irmã do escritor. A segunda traz Para uma menina com uma flor ; único livro escrito totalmente em prosa, e uma seleção de crônicas publicadas em jornais ao longo dos anos.

Diferentes sujeitos

Dividido em poesia, prosa, canção e teatro, Vinicius de Moraes é diferentes sujeitos em um só. ;É o mesmo em diferentes situações. Ele aborda uma sensibilidade que se fala e que se mostra o mesmo homem e poeta. Romântico com suas musas, mas também voltado a questões sociais e políticas ao decorrer de toda obra;, sinaliza Eucanaã.

Após quase 40 anos de morte do multiescritor, os temas colocados nos papéis ainda dialogam com a realidade. ;O Vinicius tocou em questões como morte, amor, sexo, dor, sofrimento, encontro e desencontro, dimensões da vida humana - que deixa a obra muito atual; não só pela proximidade temporal, mas pela universalidade e atemporalidade que cercam os textos;, pontua Eucanaã.

Vinicius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de outubro de 1933 e morreu em 9 de julho de 1980. Ao longo da carreira, publicou 13 livros de poesia, dois em prosa, mais de 150 composições musicais e quatro peças teatrais, que o colocam na condição de grande poeta e grande intelectual brasileiro moderno.

* Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco


; Vinicius de Moraes: música, poesia, prosa, teatro

Editora Nova Fronteira,
1232 páginas, R$ 129,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação