Diversão e Arte

Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura lançam livro em Brasília

Os autores José Almeida Júnior e João Meirelles foram vencedores nas categorias romance e conto, respectivamente

postado em 04/12/2017 15:00

Os autores José Almeida Júnior e João Meirelles Filho divulgam as obras premiadas em eventos por todo o Brasil

Os vencedores da última edição do Prêmio Sesc de Literatura estarão no SESC Presidente Dutra na próxima terça-feira (5/12) para o lançamento de suas obras premiadas. José Almeida Júnior e João Meirelles Filho trocarão experiências com o público sobre o prêmio, considerado o mais importante para as novas gerações da literatura brasileira.

Prêmio SESC de Literatura

O Prêmio Sesc de Literatura é o principal prêmio para os novos talentos brasileiros do mercado editorial. O resultado da edição de 2017 saiu em junho e premiou José Almeida Júnior, potiguar radicado em Brasília na categoria romance com o livro Última hora. Dentre os mais de 800 concorrentes na categoria contos, o paraense João Meirelles Filho venceu com o livro O abridor de letras. A dupla estará no Sesc Presidente Dutra a partir das 19h30 para um bate-papo sobre o prêmio e o processo de criação das obras, além de leitura dramática de trechos dos livros e um coquetel acompanhado de sessão de autógrafos no final.

A obra de José Almeida, Última hora, conta a história do jornalista Marcos, que é torturado durante a ditadura Vargas e, posteriormente, precisa viver o conflito de trabalhar no jornal que apoia o governo que o torturou. A mistura de ficcção e realidade se mostra na narrativa. "Essa foi uma realidade vivida por muitas pessoas da época. Muitos repórteres que compuseram a redação do jornal Última hora eram comunistas. Meu personagem representa muita gente", conta José.

A obra ganhou visibilidade por meio da publicação feita em parceria entre o SESC e a Editora Record. Além da divulgação, os vencedores também são inseridos na programação cultural de todos os SESC do Brasil. O evento de divulgação passou pela FLIP 2017, em Paraty, pelo SESC São Paulo e ainda vai passar pela Bahia e outros estados brasileiros.

SERVIÇO

Cerimônima do Prêmio Sesc Literatura 2017

SESC Presidente Dutra (SCS q. 2)

Terça-feira (05/12), às 19h30. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação