Diversão e Arte

Orquestra brasiliense fará apresentações em Nova York

A OBACH estará na cidade americana entre os dias 12 e 17 para participar de diversas atividades envolvendo música erudita

postado em 06/12/2017 18:10

A orquestra Obach tenta reproduzir de forma fidedigna a época em que a música erudita foi criada

A orquestra brasiliense Obach (Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História) tem apresentações marcadas entre 12 e 13 de dezembro na cidade de Nova York. Composta por 14 intrumentistas, o grupo foi fundado em 2016 e vai aos Estados Unidos celebrar os 250 anos do nascimento do padre brasiliero José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) em eventos de brasileiros que moram na cidade.

Além dos concertos que farão na escola Audubons e nas igrejas Our Lady of Pompeii Shire e Grace Church Van Vorst, o grupo também participa de seminários sobre a vida do padre José Maurício Nunes Garcia, que foi um dos expoentes da música classicista nas américas e sobre o processo criativo dos músicos latinos.

A violinista Kátia Pinheiro é a fundadora da Obach

Fundadora da Obach, a violinista Kathia Pinheiro afirma, em comunicado à imprensa, que a viagem ;é um presente para nós podermos participar de inciativas tão importantes. Isso nos sinaliza que estamos no caminho certo e que a música desconhece fronteiras;.

Conheça a OBACH

A OBACH é uma orquestra de câmara com 14 integrantes, que tocam violinos, violas, violoncelos, contra-baixo e cravo. O objetivo do grupo é resgatar a música erudita da forma mais fiel possível, por isso nas apresentações os músicos fazem uma perfomance, na qual se caracterizam com vestimentas tradicionais do período e trazem arranjos da época.

Airan D;Sousa, integrante e idealizador do grupo, explica que a Obach vai além da performance. ;Nosso movimento busca o resgate do ambiente musical euro-brasileiro que tem perdido cada vez mais espaço, ficando fora dos holofotes e, consequentemente, distanciando-se do público. Investimos em um perfil internacional para trabalhar com as conexões culturais do Brasil com o continente europeu para enriquecer essa experiência;, disse também em comunicado.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação