Ponto de Cultura Invenção Brasileira lança filme sobre o espaço

Intitulado 'Invenção Brasileira 30 anos', o documentário conta a história do ponto de cultura com base em depoimento de pessoas que passaram por lá

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/12/2017 11:07 / atualizado em 18/12/2017 11:09

Afonso Vitoriano/Divulgação
 
Nesta segunda-feira (18/12), o Ponto de Cultura Invenção Brasileira comemora os mais de 30 anos de existência com o lançamento do documentário sobre o espaço. A partir das 19h, o filme Invenção Brasileira 30 anos será rodado e depois o idealizador do local e mestre bonequeiro Chico Simões fará uma roda de prosa.

O documentário foi produzido entre os anos 2016 e 2017 e conta a história do Ponto de Cultura Invenção Brasileira. A produção mostra quem foram os parceiros, como foi o processo de criação e como o espaço funciona atualmente. Estão por trás da pesquisa para realização do filme Chico Simões, a cientista social Flávia Felipe e o antropólogo Marcelo Manzatti. Além disso, Invenção Brasileira 30 anos foi dirigido por Angel Duarte e as filmagens foram realizadas por Abder Paz. 

A partir dos depoimentos de artistas, militantes e pensadores que passaram pelo local e fizeram parte da história do ponto de cultura, o público perceberá que a trajetória do espaço está relacionada com o desenvolvimento de Taguatinga e de Brasília. O local ajudou no processo de revitalização do antigo Mercado Sul, que atualmente é conhecido como Beco da Cultura. 

O espaço cultural Invenção Brasileira foi inaugurado em 1986 para ser sede do grupo de teatro Mamulengo Presepada e faz parte do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. O projeto foi precursor do movimento Mercado Sul Vive, que visa ocupar e transformar junto com colaboradores de vários segmentos o mercado em um ambiente de fomento a cultura.

Serviço 
Lançamento do documentário Invenção Brasileira 30 Anos
Ponto de Cultura Invenção Brasileira (QSB 12/13 Bl. B lj 5, Mercado Sul, Taguatinga Sul; 99808.7490). Segunda-feira (18), às 19h. Entrada franca. Classificação indicativa livre. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.