Diversão e Arte

Blocos de Brasília se organizam para eventos de pré-carnaval

A agenda deste mês vai ser ocupada por festas dos blocos que se preparam para a folia

Lígia Vieira*
postado em 01/01/2018 07:30
Bloco Aparelhinho, no Setor Bancário Sul: ocupação para que o SCS se consolide como território do carnaval
O réveillon se foi, mas para o brasileiro o ano só começa depois do carnaval. Os blocos da cidade já se preparam para a folia e realizam diversos eventos este mês. Além de divulgar as agremiações para as festividades de fevereiro, eles organizam atividades pré-carnavalescas para arrecadar fundos e conseguir desfilar pelas ruas da cidade nos dias de Momo. O Diversão fez um roteiro para quem quiser entrar no esquenta da festa com um mês de antecedência. Confira quais blocos saem em janeiro e o que eles estão programando.

Frevo, axé e samba
Com doze anos de experiência, o Suvaco da Asa faz parte do calendário do carnaval. Anualmente, 15 dias antes da data oficial, faz o seu desfile ao som de frevos e marchinhas. ;É para dar tempo de a gente, que organiza, voltar para Pernambuco e passar o carnaval por lá;, explica um dos responsáveis, Pablo Feitosa. O ponto de encontro do bloco será, pela terceira vez consecutiva, o gramado da Funarte. ;A chuva já faz parte;, brinca Feitosa, lembrando que, nas últimas edições, o fenômeno natural esteve presente, sem trégua, junto com os foliões.
[SAIBAMAIS]

No primeiro sábado do ano, os organizadores do Suvaco realizam o Abre Alas ; Prévia do Suvaco da Asa, evento para arrecadar fundos para a saída ;oficial;. Será um evento pago e também ;uma forma de os foliões sentirem um gostinho do que virá;.

Outro bloco que todo ano aparece antes do carnaval é o Virgens da Asa Norte, embalado pelos mais tradicionais ritmos carnavalescos: frevo, afoxé e samba. Este ano, pela primeira vez, o grupo fará a festa na região do Museu Nacional da República e contará com a participação especial da Aruc, a tradicional escola de samba do Cruzeiro.

Nesta edição, também traz uma ideia para além da folia. ;O conceito ;Diver-cidade;, este ano, brinca com o termo divertir e diversidade;, explica Angélica Fornazier, uma das organizadoras do Virgens. O manifesto do bloco pede que a população celebre as minorias, principalmente, a comunidade LGBTQ.

Alternativa à crise
O Imagina no Carnaval está na segunda edição e surgiu num contexto de crise econômica como uma alternativa de financiamento para os blocos. Desde o ano passado, leva várias agremiações a fazerem o pré-carnaval no Setor Comercial Sul (SCS) e, dessa maneira, a ocuparem o local e conseguir fundos para sair na data oficial.

Este ano, a festa ocorre em três sábados seguidos e já estão confirmados quatro bloquinhos: Afete-se, Aparelinho, Divinas Tetas e Essa Boquinha Eu Já Beijei. Segundo Raphael Sebba, um dos produtores do evento, é uma proposta de ocupação e de consolidar o SCS como um local de carnaval. ;Queremos que ele vire o setor carnavalesco;, diverte-se.

O DJ Pezão, um dos responsáveis pelo Aparelinho, explica que participar do pré-carnaval serve para ajudar nos custos: ;No nosso caso, por exemplo, precisamos reformar o carrinho;, conta. O bloco tem uma pegada diferente, com linguagem eletrônica, toca estilos bem ecléticos, que vão das fanfarras do leste europeu e do Mardi Gras americano (o carnaval de Nova Orleans) aos tradicionais samba e frevo. Todo ano, precisa montar um carro em que os aparelhos de som são instalados e que os foliões podem ajudar a empurrar durante a festa.

* Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel




Salve as datas

Abre Alas ; Prévia do Suvaco da Asa
Espaço Cultural Canteiro Central
(SCS Q. 3 Bl. A lt. 210, Ed. Paranoá)
6/1, às 20h. Ingressos: R$ 20 (1; lote). Classificação indicativa livre.

Baile do Amor (Bloco do Amor)
Espaço Cultural Canteiro Central
(SCS Q. 3 Bl. A lt 210, Ed. Paranoá)
12/1, às 22h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

8; Desfile das Virgens da Asa Norte
Museu Nacional da República (Eixo Monumental). 20/1, às 12h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Imagina no Carnaval

SCS
20/1, 27/1 e 3/2, às 22h. Ingresso: R$ 30 ou pré-venda do passaporte para os três dias. Classificação indicativa livre.

Desfile Oficial do Suvaco da Asa
Funarte Brasília (eixo monumental)
27/1, das 9h às 22h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Bloco Quem Chupou Vai Chupar Mais ; Pela 1; vez na avenida
Setor Bancário Sul
3/2, às 14h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Encosta que eu vou (Bloco Encosta que Cresce)
Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson (eixo monumental)
4/2, às 14h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação