Diversão e Arte

InLapse, That Gum U Like e Cantigas Boleráveis lançam projetos musicais

Conheça mais sobre os projetos atuais dos artistas de Brasília

Adriana Izel
postado em 14/01/2018 07:20
Andressa e Fábio Popinigis formam o duo That Gum U Like, que lançou um EP
A efervescência musical tem tomado conta da capital federal nos últimos anos. Esse movimento ocorre mesmo sem o apoio de grandes gravadoras e fora do tradicional eixo Rio ; São Paulo. Atualmente, grande parte dos artistas locais se lançam em iniciativas independentes e produzidas no próprio Distrito Federal. Em 2018, não será diferente. O cenário musical inicia o ano com algumas novidades.

É o caso do duo That Gum U Like, formado por Fábio (do projeto DeltaFoxx) e Andressa D. Popinigis no início do ano passado. ;Motivados por um certo revival de bandas, tais como a clássica Slowdive, dos anos 1990, e novas bandas psicodélicas brasileiras, a exemplo de My Magical Glowing Lens, Teach Me Tiger, Oxy e Papisa, nos inspiramos a produzir mais. Assim, saiu a música Falling apart;, revela Fábio, citando uma das primeiras faixas da dupla, que já havia lançado em 2014 um cover de Charlotte sometimes, do The Cure.

Nas últimas semanas de 2017, o casal lançou o primeiro EP da carreira pelo selo brasiliense Quadrado Mágico. Sob o nome de The black lodge, o disco conta com oito faixas, algumas remixadas por convidados, como Renato Cohen e Mari Perrelli. ;O selo nos deu um apoio inestimável com o lançamento e a divulgação. Uma das coisas mais legais foi o contato efetuado pelo selo com os DJs que se animaram a remixar o disco: Renato Cohen, Mari Perrelli, Kurup e Meduna. Foi uma honra ter cabeças tão brilhantes repensando nossas músicas. É uma sensação incrível ouvir o disco inteiro na ordem, com essas releituras tão inspiradas;, explica Popinigis.

[VIDEO1]

Diferentemente de um som que o público está acostumado a ouvir comercialmente, o duo That Gum U Like traz a inspiração da música psicodélica com inserção de elementos eletrônicos, como o som do future bass, vertente que ganhou força nos anos 2000. ;Procurei inserir elementos eletrônicos e graves bem acentuados, no estilo future bass de artistas tais como Flume, por ser uma influência das últimas faixas produzidas pelo DeltaFoxx e pelo ar de modernidade que isso acrescenta ao nosso trabalho;, defende o artista.

O primeiro material do That Gum U Like também tem inspiração na série Twin peaks, de David Linch, que voltou à telinha no ano passado com novos episódios: ;A série, a exemplo de quase tudo que o diretor faz, passeia por ambientes sombrios, especialmente da psiquê humana. Esse tema nos interessa em termos de climas e ambientes que podem ser explorados;. Além do disco, o próprio nome da dupla é uma referência à série. ;A frase ;that gum you like is going to come back in style; é chave no seriado. Gostamos da sonoridade de ;That Gum U Like; e de como pode soar como uma referência retrô;, explica Fábio Popinigis.

Financiamento coletivo


O duo That Gum U Like contou com o selo Quadrado Mágico, já a banda Cantigas Boleráveis pretende gravar um EP e dois videoclipes com ajuda de um financiamento coletivo. ;Nesses quase cinco anos de banda, temos muitas músicas compostas e pouquíssimas gravadas. Em 2014, com o prêmio da segunda colocação no FINCA, conseguimos ir para estúdio e gravar algumas músicas. Depois disso foi ficando difícil;, lembra Letícia Helena, uma das backings vocal e performers do grupo.

Banda Cantigas Boleráveis promove campanha de financiamento coletivo para gravar EP e clipes

Conhecida no cenário brasiliense por apostar em uma sonoridade latina, a banda surgiu na época em que os integrantes estudavam na Universidade de Brasília. Uma união de estudantes dos departamentos de música e artes cênicas formou o grupo, que hoje é composto por 15 pessoas de Brasília, de diferentes estados brasileiros e até de outros países. ;Queríamos fazer uma banda que tocasse músicas latinas e românticas. Partiu da necessidade que tínhamos de compartilhar nossas vivências;, explica Letícia ao Correio.

[VIDEO2]

Lançada no ano passado, a campanha de crowdfunding, que está hospedada no site Kickante, termina na segunda (15/1). O grupo busca arrecadar R$ 10 mil para custear as gravações do EP e de dois vídeos que serão produzidos com apoio das produtoras Baleia Filmes e de André Fernandes. ;Dois amigos se ofereceram para gravar nossos videoclipes, mas para isso era necessário ter músicas gravadas. Pensamos, então, em fazer um financiamento coletivo, por sermos uma banda independente e com 15 integrantes;, afirma a artista. Desde o lançamento do financiamento, a banda aumentou o número de curtidas nas redes sociais e recebeu propostas de pessoas que querem ajudar de outras formas. ;Tem sido bacana, porque gerou um retorno e um contato com as pessoas que se interessaram em fazer acontecer, mesmo que seja com ajudas que não são financeiras;, conta Letícia Helena.

Após o fim da campanha, a banda poderá ser vista durante o carnaval participando do Bloco do Amor. O projeto é formado por Brenda Gabrielly e Victória Carballar (vocalistas); Tonhão Nunes, Iris Marwel, Letícia Helena, Bianca Ludgero e Tita Melo (backings vocal e performers); Lorena Aloli e Mateus Timponi (percussão); Kashi Mello, Iuri Gules, Rafael Siqueira e Ely Janoville (cordas); Ana Cesário e Lucas Muniz (sopro).

[VIDEO3]

Planos futuros


DJs A e TAP formam o duo InLapse, que pretende lançar singles e um EP em 2018
No fim do ano passado, os DJs A, residente da Melanina, e TAP resolveram tirar do papel um desejo antigo. Assim surgiu o projeto InLapse. ;Nós já conversávamos bastante sobre a possibilidade de criarmos algo juntos. Após algumas tentativas e experimentos musicais, chegamos ao conceito musical que é o InLapse hoje;, explica o DJ A. ;Desde o início, tínhamos em mente utilizar elementos da cultura brasileira em nossas criações, mesclando as batidas eletrônicas a ritmos como o afoxé, funk, maculelê, entre outros. Dessa mistura saiu o nosso som;, completa.

A partir daí, a dupla passou a lançar músicas nas plataformas digitais. Atualmente, o projeto já conta com quatro faixas Fantasy, Brave, Deixa descer e Friend zone, que foram gravadas com participação dos cantores Bru Marques, Fiákra e Babi Ceresa (artista brasiliense que participou da mais recente edição do reality show The voice Brasil).

[VIDEO4]

;Quando o projeto começou a tomar forma, decidimos colocar vocais. Daí vieram os convites de artistas que tinham o perfil que o projeto precisava. Após essas participações, muitos outros cantores entraram em contato para fazermos parcerias musicais. Então vem muita coisa boa pela frente;, anuncia.

A intenção do InLapse é continuar lançando faixas em formato de singles, mas tem como projeto para o primeiro semestre de 2018 a gravação e o lançamento de um EP. ;Estamos em estúdio a todo vapor em novas produções e também preparando nosso show. Agora é trabalhar pesado para fazer acontecer em 2018;, admite o DJ A.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação