Diversão e Arte

Projeto do grupo 7 na roda celebra as escolas de samba da cidade

Projeto recebe Acadêmicos da Asa Norte

Adriana Izel
postado em 25/01/2018 07:30
7 na Roda celebrará o repertório das agremiações do DF em projeto intitulado Enredos de samba
A última vez em que as escolas de samba do Distrito Federal saíram na avenida foi em 2014. Desde então, sem o repasse do GDF, as agremiações deixaram de ter uma participação ativa no carnaval brasiliense. Neste ano, seis escolas se reúnem em 2 de fevereiro para evento entre a Torre de TV e a Funarte. Mas, antes disso, o samba volta a rolar para as agremiações por meio do projeto 7 na Roda ; Enredos de samba promovido pelo grupo brasiliense 7 na Roda, antigo Adora Roda.

A iniciativa tem como objetivo resgatar a tradição das escolas de samba, que se iniciou junto com a criação de Brasília e está diretamente ligada ao nascimento do carnaval candango. ;Esse projeto surgiu porque a gente tem sentido que as escolas de Brasília estão caindo no esquecimento. Nós, que somos do samba, entendemos que se o ritmo continua crescendo e tendo cada vez mais grupos e rodas em Brasília, tudo isso é por causa das escolas. Quando a capital foi inaugurada, um dos principais meios de lazer era o samba;, explica Breno Alves, integrante do 7 na Roda.

Até 2014, ano do último desfile, a capital contava com seis escolas no grupo especial (Unidos da Vila Planalto, Aruc, Acadêmicos da Asa Norte, Bola Preta de Sobradinho, Mocidade do Gama e Águia Imperial da Ceilândia), além de 10 agremiações no grupo de acesso. Escolas que movimentam comunidades de diferentes regiões administrativas do DF. ;Tem escola de samba em todas as cidades do DF. A maioria não tem sede própria e está sem atividades culturais e integradoras. Queremos pedir licença para reconhecer essas escolas e trazer luz para essa causa. Na nossa visão, o carnaval de Brasília está perdendo sem as agremiações;, analisa Alves.

Acadêmicos da Asa Norte será a escola celebrada na segunda edição
Projeto

7 na Roda ; Enredos de samba começou em dezembro do ano passado. Na primeira edição, o projeto celebrou a Unidos do Varjão. Sem sede, a escola contou com a parceria da ONG Palco Comparsaria Primeira de Talentos, que cedeu o espaço. Amanhã, a partir das 20h, é a vez da Acadêmicos da Asa Norte ser celebrada no projeto. O evento será na sede da escola, no Setor de Clubes Norte.

Na noite, o grupo 7 na Roda fará um passeio pelos sambas de compositores brasilienses, enredos das agremiações de Brasília e ainda celebrará clássicos do estilo musical. ;A gente faz um primeiro set, quando tem o intervalo, vem a escola de samba e tocamos juntos. O repertório é bem variado. Tocamos compositores da cidade, nossas músicas e canções de diversos sambistas;, adianta.

O projeto ainda terá mais três paradas por escolas de samba do DF, além de participações especiais de Fabiana Cozza (SP), Serginho Meriti (RJ) e Nelson Rufino (BA) nas próximas edições.


7 na Roda ; Enredos do samba
Sede da Acadêmicos da Asa Norte (SCEN, Tc. 3). Amanhã, às 20h. Com 7 na Roda e Acadêmicos da Asa Norte. Entrada a R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira). Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação