Diversão e Arte

Exposição de Tarsila do Amaral no MoMA ganha painel de divulgação

O painel com a obra 'Cartão postal' ficará na Times Square por uma semana

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 14/02/2018 19:33
A exposição chegou a Nova York 45 anos após a morte da artista
A pintora modernista brasileira Tarsila do Amaral ganhou uma exposição no Museu de Arte de Nova York neste ano. A mostra começou no dia 11 e vai até 3 de junho. Estarão disponíveis para visitas 120 peças assinadas pela artista, entre pinturas, cadernos de rascunho, desenhos, fotos e outras raridades vindas de coleções da América Latina, da Europa e dos Estados Unidos. Para ajudar na divulgação da mostra, um painel com a obra Cartão postal, da pintora, está à mostra na Times Square e vai permanecer no local por uma semana.

Veja o painel na movimentada rua de Nova York

[VIDEO1]

A curadoria da exposição é do venezuelano Luis Pérez-Oramas (MoMA) e de Stephanie D;Alessandro (Art Institute of Chicago). As obras expostas englobam exemplares de toda a carreira de Tarsila do Amaral: as produções de Paris, passando pelas grandes pinturas modernistas, por fim, as obras com apelo social. Também estará disponível o estudo Composição (Figura só), que acabou de ser comprado pelo museu. A obra, que mostra uma mulher sozinha em um vasto território, foi pintada em 1930, mesmo ano em que o casamento da artista com Oswald de Andrade terminou.

Na exposição em Nova York, obras como Abaporu, A negra e Antropofagia estarão à mostra. Também haverá um catálogo ilustrado, com pinturas, desenhos, fotografias e cartas para que o visitante tenha noção não só da obra de Tarsila, mas de toda a trajetória da artista. O curadores disponibilizarão também alguns ensaios e análises a respeito das pinturas.

Tarsila do Amaral foi uma pintora brasileira nascida em São Paulo em 1886. O início da carreira dela se dá em Paris, enquanto frequentava a Académie Julian. Ela foi uma das responsáveis pelo movimento Modernista brasileiro e pintou diferentes estilos e temáticas. Também estudou música e escultura.

O MoMA guarda importantes obras de grandes artistas mundiais. Kandinsky, Picasso, Mondrian e Matisse estão no acervo. Além de pinuras, o museu também tem um jardim com esculturas de grandes artistas, como Rodin.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação