Diversão e Arte

Metallica é primeira banda de metal a receber o Polar Music Prize

Além do grupo americano, o Instituto Nacional de Música do Afeganistão e seu fundador foram premiados também

postado em 15/02/2018 17:47

Paul McCartney, Bob Dylan e Sting ganharam outras edições do prêmio

Criado pelo agente da banda ABBA, Stig Anderson, o Polar Music Prize é uma premiação sueca, que no Brasil ficou conhecida como o Nobel da Música. Existem duas categorias, em que anualmente são escolhidos vencedores, uma voltada à música contemporânea e outra à clássica. Neste ano, os honrados com os prêmios foram a banda americana Metallica e o Instituto Nacional de Música do Afeganistão e seu fundador Ahmad Sarmast.

Segundo os organizadores do Polar Music Prize, o grupo de metal mereceu o reconhecimento pois se reiventou com o passar dos anos e fez singles icônicos, além de ser um dos fundadores do estilo musical Trash Metal. "Desde a turbulência emocional de Wagner e os canhões de Tchaikovsky não víamos ninguém criar música de uma forma tão física e furiosa, ao mesmo tempo que acessiva", dizia nota sobre o prêmio.

Os integrantes do Metallica agradeceram pelo reconhecimento e vão doar o dinheiro que ganharam na premiação para uma instuição de caridade que eles mesmo criaram, a All whitihn my hands, que acompanha populações carentes prestando serviços para ajudar na educação, doação de alimentos e outros serviços.

[VIDEO2]

Outro ganhador, o Instituto Nacional de Música do Afeganistão é uma ideia de Ahmad Sarmast para promover as tradições musicais de um país que sofre com a falta de liberdade artística. Em nota, Polar Music Prize explica que a escolha foi feita "em reconhecimento a como essa organização inspiradora tem usado o poder da música para transformar a vida dos jovens". O Afeganistão passou alguns anos sob regime do grupo terrorista Talibã. Nessa época, ouvir e tocar música era considerado um crime.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação