Diversão e Arte

Cordel do Fogo Encantado volta a se reunir e lança novo disco

Banda deve anunciar retorno no dia 23 de fevereiro, após oito anos do fim das atividades

Brenno Costa/Diário de Pernambuco
postado em 21/02/2018 13:33
Grupo encerrou as atividades em fevereiro de 2010
Oito anos após o fim das atividades, Cordel do Fogo Encantado vai regressar aos palcos. A banda pernambucana, que chegou ao fim em fevereiro de 2010, após a saída do vocalista Lira (José Paes de Lira, também conhecido como Lirinha), volta com a formação original, novo álbum de inéditas e uma série de shows. O retorno será oficializado na sexta-feira, com o lançamento do novo disco nas plataformas digitais.

O retorno de Cordel do Fogo Encantado tem sido comentado há meses em bastidores, sem qualquer confirmação oficial dos integrantes da banda. O disco de inéditas tem 12 faixas e uma delas, intitulada Liberdade, já conta com um clipe gravado, a ser divulgado também em breve.

Os rumores ganharam mais força no início deste ano, quando festival SXSW (South by Southwest), realizado no Texas, EUA, de 9 a 18 de março, anunciou o grupo como uma das atrações da programação de shows. O nome acabou sendo retirada do line up do evento, sem explicação, embora uma fonte confirme que a banda está, sim, escalada para uma apresentação. Os músicos teriam sido convidados por representantes do SXSW durante o Festival Rec;n;Play, em dezembro do ano passado. Além de Cordel, estão escalados para o evento norte-americano outros artistas nacionais, incluindo o pernambucano Tagore.

Procurados pela reportagem, integrantes da banda não atenderam as ligações. Um artista gráfico que preferiu não se identificar afirmou ter participado de conversas preliminares sobre a produção de uma capa para o novo álbum e que o contrato tinha cláusulas de confidencialidade. Sondada pelo Viver, uma integrante do estafe de Lira não chegou a confirmar diretamente a informação, mas revelou que vem sendo procurada por repórteres de todo o país a respeito da questão. Ela afirmou, ainda, que a estratégia de divulgação está aos cuidados de uma agência.

Integrado por Lira, Clayton Barros, Emerson Caldo, Rafa Almeida e Nego Henrique, a banda foi formada em 1999, no município de Arcoverde, Sertão do estado. O grupo já lançou três álbuns: Cordel do Fogo Encantado (2001), O palhaço do circo sem futuro (2002) e Transfiguração (2006), além do DVD ao vivo MTV Apresenta (2005). Outro registro em vídeo, do último show da banda, no Marco Zero, chegou a ser anunciado em 2010, mas nunca foi lançado.

Após o encerramento da banda, os integrantes seguiram carreira solo, a exemplo do vocalista e letrista Lira e do violonista Clayton Barros. Lira encerrou recentemente a divulgação do segundo álbum solo, O labirinto e o desmantelo (2015), e se apresentou ao lado da banda Devotos, durante show no carnaval do Recife deste ano, no Marco Zero. Já Barros formou o conjunto Os Sertões e se dedica também ao trabalho individual.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação