Diversão e Arte

Inscrições para o programa Audiovisual Gera Futuro começam dia 26

O programa busca incentivar as produções audiovisuais de fora do eixo Rio-São Paulo e democratizar a produção

postado em 22/02/2018 16:45

O Ministério da Cultura cederá R$ 80 milhões para o programa

A partir de (26/2) estarão abertas as inscrições para oito editais do programa Audiovisual Gera Futuro, do Ministério da Cultura e com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Projetos como mostras, festivais, premiações e mercados poderão ter o apoio. O programa busca democratizar a produção audiovisual, abrindo maior espaço para iniciantes, mulheres, negros e indígenas. O programa foi lançado no dia 7 e abrange em torno de 250 projetos. Ao todo, serão disponibilizados R$ 80 milhões para toda seleção do programa.

Cinco dos editais foram lançados nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU). São voltados para produções independentes de filmes de longa-metragem de animação, curtas e séries com temáticas infantis, além de documentários sobre infância e adolescência e questões afro-brasileiras. Na sexta (23), outros três editais serão lançados. Estes serão voltados a produções de jogos eletrônicos, curtas e séries também destinados ao público infantil. As inscrições começarão na segunda (26) e devem ser feitas pelo sistema Mapas Culturais, do MinC. Os prazos serão encerrados entre 13 e 27 de abril.

O outros três editais serão lançados no Diário Oficial também no dia 26. Festivais, mostras e eventos de mercado são contemplados por esse edital, juntamente a projetos em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil e mais projetos infantis. As inscrições começam na quarta (28).

O programa oferece cotas para novos diretores, diretores de fora do eixo Rio e São Paulo, negros, mulheres, indígenas e transexuais. Para participar do projeto, é preciso que os produtores sejam registrados na Agência Nacional do Cinema (Ancine) como independentes.

Para a inscrição, os projetos precisam contar com um pequeno teaser (vídeo de apresentação). Os documentários selecionados, independentemente da temática, devem ter tempo mínimo de 52 minutos. A séries infantis serão divididas entre projetos de 13 ou 26 episódios ; cinco selecionados em cada categoria. Por fim, serão selecionados 21 curtas infantis de duração de 13 minutos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação