Diversão e Arte

Morre o cenógrafo e artista plástico Guto Viscardi, da Mundin Cia de Teatro

Nascido em Votuporanga (SP), Viscardi vivia há muitos anos em Brasília, onde se formou na UnB e fez carreira nas artes cênicas e plásticas

Adriana Izel
postado em 23/02/2018 10:28
Guto Viscardi durante o Jogo de cena

O cenógrafo, figurinista, professor e artista plástico Guto Viscardi morreu, nesta sexta-feira (23/2), aos 45 anos, em sua casa em Brasília. De acordo com amigos, a suspeita é de que ele tenha tido um ataque fulminante. Recentemente, ele havia feito exames de rotina e não tinha detectado nenhum problema de saúde. O velório ocorre neste domingo (25/2), das 8h às 12h, na Capela Ecumênica do Campo da Esperança (Asa Sul).

Viscardi nasceu em Votuporanga, no interior de São Paulo, mas já morava em Brasília há muitos anos, onde se tornou referência em artes cênicas e também plásticas. Ele integrava a Mundin Cia de Teatro, na qual dirigia atualmente o espetáculo Processo Bront;, inspirado na história dos irmãos Bront;, que estava previsto para ser encenado em julho. "Ele estava em um período bem fértil de trabalho", lembra James Fensterseifer, ator e diretor da Cia Brasilienses de Teatro.

Fensterseifer era um grande amigo e parceiro de Guto Viscardi. Os dois trabalharam juntos nos últimos 17 anos em 14 espetáculos teatrais. "O Guto era um companheiro, um artista maravilhoso. Ele também era um professor muito dedicado. Dava aula para jovens em supletivos, passou pelo Departamento de Artes Cênicas da UnB. Sobretudo era um parceito muito fiel, fizemos diversas turnês juntos", conta. Recentemente, Guto tinha participado do projeto Jogo de cena, de James Fensterseifer, no quadro Pintor da noite, em que artistas produzem pinturas em cima do palco.

Guto Viscardi e James Fensterseifer no espetáculo Entrevista com ele

Joana Lopes, atriz, diretor, cenógrafa e figurinista da Mundin Cia de Teatro, também era muito próxima de Guto. Eles estavam trabalhando juntos na nova montagem da companhia e estudaram na UnB. "Ele era um profissional que viveu da arte durante muito tempo. Ele estava sempre envolvido com as questões artísticas de Brasília", afirma.

Guto Viscardi

Guto Viscardi se formou na UnB nos anos 2000. Era bacharel em artes cênicas com habilitação em interpretação teatral e tinha licenciatura em educação artística com habilitação em artes plásticas. O envolvimento com o teatro começou em 1994 e atuou como cenógrafo, figurinista, ator, diretor e aderecista. Entre os espetáculos que participou, montagens como Cosme trepado, O despertar da primavera, Lições de Motim, Pulsações e Pela metade, o qual conquistou o prêmio de melhor figurino no prêmio Sesc do Teatro Candango. Atualmente, ministrava uma disciplina na Faculdade Dulcina, no Conic, e no currículo teve passagens pela UnB, onde deu aula de figurino e cenografia.

Repercussão


No perfil oficial de Guto Viscardi no Facebook, familiares, amigos e alunos lamentaram a morte do artista. Muitos prestaram homenagens e lembraram momentos com o cenógrafo.

[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação