Diversão e Arte

Bandolinista brasiliense Tiago Tunes toca com Hamilton de Holanda

O jovem músico, de 20 anos, se junta ao mestre em um repertório composto por músicas de Jacob do Bandolim

Lucas Santin*
postado em 24/03/2018 07:30
Tiago Tunes é um dos grandes nomes da nova geração de músicos da capital
O bandolinista brasiliense Tiago Tunes, de 20 anos, tocará neste fim de semana em Niterói (RJ), no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense. O convite foi feito pelo também bandolinista e amigo Hamilton de Holanda, que também construiu parte de sua carreira na capital federal.
O repertório será composto por músicas de Jacob do Bandolim, parte da série de caprichos de Hamilton e uma feita por Tiago, chamada Um choro manouche. O brasiliense também fará uma participação no show de aniversário de Hamilton de Holanda, em 30 de março, ainda no Rio de Janeiro.
[SAIBAMAIS]

Tiago conta que não esperava ser chamado para os shows: ;Quem me ligou foi o Marcos Portinari, produtor do Hamilton, chamando para participar do projeto. Foi uma surpresa boa;. As apresentações do fim de semana fazem parte da série Música Instrumental Brasileira, do violonista Zé Neto. A admiração entre os dois é mútua e, de acordo com Hamilton, será uma boa ocasião para a apresentação de Tiago: ;Ele me ajuda a levar o bandolim também para o pessoal mais novo. O show será em uma universidade, com público mais jovem;, completa.

Hamilton de Holanda é um grande incentivador e colabora bastante com as novas gerações de músicos. Para ele, tanto os mais novos quanto os mais velhos têm algo a oferecer. ;Quando comecei, tocava com músicos mais velhos. Depois, foram surgindo os outros, mais novos, e eu tocava com eles também;, comenta o músico. Tiago toca desde criança e sempre participou de rodas de choro com a mãe, Gabriela Tunes. Em seu disco, lançado em 2015, toca composições dele, de Hamilton e de Jacob do Bandolim. O jovem afirma que os dois são seus mestres.

Tradição

;O Tiago faz parte de uma tradição de grandes bandolinistas em Brasília e está cercado de outros músicos de qualidade. Veja os trabalhos de Ian Coury e Victor Angeleas, por exemplo;, afirma. Hamilton de Holanda mostra grande admiração pelos músicos mais jovens e conta que sempre teve vontade de conhecer quem trabalha na divulgação da música brasileira. ;Não sei o que tem na água de Brasília, mas o pessoal gosta de um bandolim;, brinca o artista.

Os shows do fim de semana serão apenas com bandolim. Os 20 anos de diferença de idade entre Tiago e Hamilton farão uma homenagem ao centenário do mestre Jacob, comemorado neste ano. Apesar de Tiago e Hamilton já terem tocado algumas vezes, será a primeira vez que Tiago sobe ao palco da UFF. O último encontro foi no ano passado, em Brasília.

No show do dia 30 de março, que acontecerá em uma tradicional casa carioca, será comemorado o aniversário de 42 anos de Hamilton de Holanda. Em clima de festa, o aniversariante tocará músicas de todos os discos que lançou durante a carreira e contará com alguns convidados. A banda que acompanhará o bandolinista é composta por Thiago da Serrinha (percussão), Guto Wirtti (baixo) e o brasiliense Rafael dos Anjos (violão). O gaitista brasiliense Gabriel Grossi também fará participação no show.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação