Economia

Mais de 628 mil usuários de telefone já trocaram de operadora e mantiveram o número

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postado em 05/04/2009 15:01
Pouco mais de um mês depois de implantada a portabilidade numérica, 628,6 mil telefones mudaram de operadora em todo o país, dentro do mesmo DDD de sua área. Nesse sistema, o usuário escolhe outra empresa, mas mantém seu número de seu telefone. Os pedidos de migração começaram a ser feitos no dia 1º. de setembro do ano passado, quando se iniciou a implantação do sistema, informou a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom). Entre os usuários que mudaram de operadora, 427,2 mil (68%) usam o serviço de telefonia celular e 201,4 mil (32%) o de telefonia fixa. Conforme a ABR Telecom, a eficiência na transferência da portabilidade, instituída pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) significou a aprovação de 92% dos pedidos no primeiro mês de vigência da medida. Os 8% dos pedidos rejeitados tiveram como causa a inconsistência de dados cadastrais fornecidos pelos interessados. Segundo a ABR Telecom, há mais 75,9 mil telefones prontos para a migração, aguardando data agendada pelo usuário; 10.143 solicitações estão em processamento e 122 mil pedidos foram cancelados por solicitação do próprio usuário. Os usuários que querem trocar de operadora e continuar com o atual número de telefone têm que informar o nome completo, comprovar a titularidade da linha telefônica e informar o número do documento de identidade. No caso de pessoa jurídica, é preciso informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda; o endereço completo e o código de acesso de sua área A operadora que recebe o pedido deve fornecer, no ato do registro da solicitação, um número de protocolo que permitirá o acompanhamento do processo de transferência, que pode ocorrer em até cinco dias. O acompanhamento da efetivação das transferências da portabilidade numérica pode ser feito pelo site www.abrtelecom.com.br, onde estão disponíveis os números de telefone que já se beneficiaram da transferência de operadora, com manutenção do número antigo.

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