Economia

Dia do Trabalho é comemorado em todo o país

;

postado em 01/05/2009 10:18
Para comemorar o Dia do Trabalho, as principais centrais sindicais organizam hoje (1;/05) eventos culturais, sorteios, ações de cidadania e atos públicos em vários estados do país. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Entre os temas das comemorações estão o Desenvolvimento com Trabalho, Renda e Direitos, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e Toda Força pelo Trabalho Decente, da Força Sindical.

Em São Paulo, os eventos promovidos pela CUT serão descentralizados, ou seja, ocorrerão simultaneamente na capital e em seis municípios do interior e da região metropolitana. Além de recreação e eventos culturais, as comemorações também serão marcadas por ações sociais que envolvem a emissão de documentos e certidões.

A festa da Força Sindical em São Paulo ocorrerá na praça Campo de Bagatelle. Os trabalhadores poderão assistir a 30 shows gratuitos durante a manhã. Entre as atrações estão a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, o cantor Daniel e a Banda Calypso. Além da capital, 15 municípios paulistas terão festas organizadas pela entidade.

No Rio de Janeiro, o ato unificado entre seis centrais sindicais será realizado na Quinta da Boa Vista, a partir das 10h. Além dos shows de Beth Carvalho, Diogo Nogueira e Dudu Nobre, também haverá uma manifestação política promovida por sindicatos filiados, dirigentes e militantes.

As celebrações do dia 1; de maio no Distrito Federal começam a partir das 9 h, na Esplanada dos Ministérios, e tem como destaque o 1; Festival Popular de Esporte e Lazer dos Trabalhadores e o show da cantora baiana Margareth Menezes.

O Dia do Trabalho também será comemorado em outros estados. Além de shows, atividades culturais e esportivas, também haverá manifestações e atos políticos. Confira a programação dos principais eventos pelo país:

São Bernardo do Campo (SP) - Shows com Leci Brandão, Zé Geraldo e Teatro Mágico, a partir das 14h, no Paço Municipal de São Bernardo do Campo. Na abertura das festividades, haverá uma prova de pedestrianismo com trabalhadores das empresas da região.

Vitória (ES) ; Após o café da manhã coletivo, os participantes realizam a Caminhada do Trabalhador, com a presença de movimentos sociais e lideranças sindicais, na Praia de Camburi. Às 14h, haverá um show com a banda Paralamas do Sucesso.

Belo Horizonte (MG) ;
Shows da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, KLB e outras bandas regionais, na via 240, bairro 1; de maio, a partir das 9 h.

Fortaleza (CE) ; Shows com o cantor Moraes Moreira e grupos locais a partir das 15h, na praça do Ferreira. Além das atrações, haverá a participação de representantes de sindicatos e movimentos populares.

Salvador (BA) ;
A Força Sindical promove atividades culturais e sorteios que serão realizados na praça Castro Alves, a partir das 13h. A CUT organiza um ato-show com atrações locais no Pelourinho, às 14h.

Porto Alegre (RS) ;
A banda Skank e o padre Marcelo Rossi são as principais atrações da festa do dia 1; de maio. O evento será realizado no anfiteatro Pôr-do-sol, a partir das 13h.

Curitiba (PR) ;
Manifestação do Dia Internacional do Trabalhador a partir das 9h. A concentração para a caminhada de militantes e sindicalistas será na Vila das Torres. O ato final ocorrerá em frente à Federação do Estado do Paraná (FIEP).

Cuiabá (MT) ;
Shows com o grupo Exaltasamba e a dupla sertaneja Guilherme e Santiago, no centro de eventos do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), a partir das 19h.

Rio Branco (AC) ;
Shows com bandas regionais e sorteios a partir das 8h, no clube do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação