postado em 12/06/2009 08:50
O desempenho das vendas nos feriados varia muito de um shopping a outro e também depende do ramo da loja. Para Dayse Figueiredo Rosa, proprietária da loja Dy;Jô, não vale a pena abrir nos feriados. ;Pagamos comissão em dobro, luz e ainda damos folga para os empregados para compensar;, explicou. Ela disse que só abre nos feriados e domingos porque é uma determinação da administração do Conjunto Nacional.
Shirley Paulina, da Cotton Up, concorda com Dayse. Mesmo nas vésperas do Dia dos Namorados, Shirley garante que não estava vendendo nada. ;Podíamos muito bem ficar fechados. Não compensa abrir;, afirmou. Segundo ela, vende-se bem no Conjunto Nacional durante a semana.
Mesmo concordando que as vendas caem nos feriados e domingos, o gerente da Agittus Calçados, Itamar Cordeiro, defende a abertura do shopping. ;Trabalho com um sistema de cotas (a loja tem que atingir um valor determinado de vendas por mês) e toda venda acrescenta;, avalia.
Para João Marcos Mesquita, gerente de marketing do Conjunto Nacional, qualquer coisa que interfira no movimento no centro da cidade afeta as vendas no shopping. ;Todo feriado prolongado tende a ser ruim para o Conjunto;, afirma. Normalmente, os centros comerciais mais favorecidos são os que oferecem entretenimento além de lojas e praça de alimentação.
Com colaboração de Luciana Navarro