Economia

Maior rigor na venda de ovos

;

postado em 17/06/2009 08:10
Item comum na mesa do brasileiro, o ovo precisará se adaptar a normas mais rígidas de comercialização. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem uma medida que determina que os rótulos das embalagens devem trazer advertências sobre consumo, conservação e preparo do alimento. As informações precisam ocupar lugares de destaque. De acordo com a Anvisa, a mudança conta com o apoio de indústrias e produtores. As empresas terão 180 dias para se adaptar. As caixinhas vão ganhar duas frases importantes: ;O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde; e ;Manter os ovos preferencialmente refrigerados;. Estudos do Ministério da Saúde indicam que o ovo é uma das causas de doenças transmitidas por alimentos. O alvo principal é evitar a transmissão da Salmonella, bactéria que se prolifera com a má conservação do alimento e que, se ingerida, causa vômito e diarréia. Maria Cecília, diretora da Anvisa, explicou que a alteração é um alerta à população e ao mercado. ;A grande preocupação é dizer para as pessoas os riscos de consumir alimentos sem o cuidado;, disse. Segundo ela, a informação clara e objetiva pode contribuir para a redução de doenças que ainda assombram o país. A fiscalização sobre se a medida da Anvisa será ou não cumprida cabe aos estados e municípios. (arquivo em formato doc)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação