Economia

Waldir Simão é o mais cotado para assumir Receita

postado em 25/07/2009 09:11
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, retoma as atividades na segunda-feira com o desafio de apaziguar a corporação e definir o novo secretário da Receita Federal. O nome do presidente do INSS, Waldir Simão, continua como o mais cotado apesar das resistências a um nome de fora dos quadros da Receita.
[SAIBAMAIS]
Depois de demitir Lina Vieira, na semana passada, Mantega enfrentou a pressão dos superintendentes regionais que reagiram à demissão da secretária e ameaçaram com demissão coletiva. O episódio provocou desgaste político ao ministro, que foi criticado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter demitido Lina sem ter um substituto. Antes de sair de férias, Mantega montou uma solução paliativa para tentar amenizar a crise e indicou como interino da Receita o secretário adjunto, Otacílio Cartaxo.

A substituição da secretária se tornou um problema complexo porque é preciso definir um nome capaz de contentar os diversos grupos dentro da Receita. O presidente do Unafisco, Pedro Delarue, admite que Simão é um nome forte para assumir o cargo, mas alerta que ele poderá sofrer resistências dos superintendentes. "Ele representa o outro lado do poder. Simão é ligado ao Nelson Machado (secretário-executivo do Ministério da Fazenda). A Lina bateu de frente com ele e os superintendentes estão com ela", disse Delarue, que é identificado com o grupo do ex-secretário Jorge Rachid.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação