Economia

Prova do Ministério da Justiça é amanhã

Cerca de 59 mil candidatos disputarão 450 vagas oferecidas pelo Ministério da Justiça. Para evitar a disseminação da gripe suína, os organizadores distribuirão máscaras. A determinação é que as grávidas façam as provas em salas separadas das demais pessoas

postado em 05/09/2009 08:15
O Ministério da Justiça inicia amanhã a seleção dos servidores que preencherão as 450 vagas que o órgão oferece. São chances para profissionais de níveis médio e superior que substituirão terceirizados contratados irregularmente. O resultado do concurso deve ser conhecido em 4 de novembro.

Mais de 59 mil candidatos se inscreveram para as provas de domingo. O cargo mais disputado será o de agente administrativo: são 50 vagas e 40.669 adesões. Entre os graduados, a concorrência maior será entre enfermeiros (394 candidatos por vaga). Os arquivistas estão mais tranquilos: 284 aspirantes tentaram conquistar sete postos.

As provas começam às 8h em Brasília, Salvador, Goiânia, Curitiba, Manaus, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Fortaleza, Recife e Porto Alegre para os que concorrerão às vagas de agentes administrativos e para quase todos os que disputarão os cargos de nível superior. À tarde, das 15h às 19h, prestam os exames os candidatos a analista técnico administrativo.

Os candidatos ao cargo de nível médio devem se preparar para questões de português, conhecimento de informática, conhecimentos básicos de direito e legislação relacionada ao Ministério da Justiça. Os cargos de nível superior têm ainda perguntas sobre conhecimentos específicos e conhecimentos básicos de administração, finanças e orçamento (exclusivo para analista técnico administrativo), além de redação. A Funrio divulgará o gabarito preliminar da prova objetiva na terça-feira.

Vírus
A organizadora informou que tomará medidas preventivas nos locais de prova para prevenir os candidatos do contágio do vírus H1N1. De acordo com a Funrio, as provas serão realizadas em salas que terão portas e janelas abertas. Para os estados de clima frio, a coordenação do concurso vai distribuir máscaras descartáveis para as pessoas que desejarem. Em todos os locais de prova serão mantidos profissionais de saúde aptos a tirar dúvidas sobre a nova gripe. As gestantes serão deslocadas para salas separadas das dos demais inscritos. A recomendação para os candidatos que estiverem gripados com suspeita de contágio do vírus H1N1 é que permaneçam em casa.

; As maiores concorrências no concurso

Cargo - Candidato/vaga
Agente administrativo - 813,38
Enfermeiro - 394,00
Odontólogo - 327,00
Psicólogo - 317,50
Publicitário - 269,00
Jornalista - 249,00

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação