Economia

Dia das Crianças supera expectativas

Aumento das vendas na data comemorativa confirma volta do consumo

postado em 14/10/2009 08:00

O aumento das vendas do varejo no feriado do Dia das Crianças confirmou, como o esperado, o prognóstico de recuperação do consumo no país. A data comemorativa, primeira depois do arrefecimento da crise de crédito que estourou no fim de 2008, foi a melhor para o comércio neste ano. Segundo dados levantados pela empresa de análise de crédito Serasa Experian, de 9 a 11 de outubro, o volume de vendas cresceu 8,2% em relação ao período de 10 a 12 de outubro de 2008 ; datas consideradas como mesma base de comparação. No Distrito Federal, por conta do Dia das Crianças, as vendas aumentaram 7,5% em relação a igual período de 2008, de acordo com dados do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista).

com Antônio Augusto de Moraes, presidente do Sindvarejista DF

Analistas da Serasa explicam que a data comemorativa foi a melhor para o varejo em 2009 em razão de ;motivos concretos;: recuperação da economia, retomada do mercado formal de trabalho ; com aumento da renda ;, maior oferta de crédito e condições mais favoráveis de pagamento para o consumidor. ;No aspecto do crédito, pelo lado do cliente, já saímos da crise;, afirmou o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida. ;O dia das crianças é um termômetro para o Natal. Com esse desempenho obtido agora, esperamos um resultado ainda melhor para dezembro;, emendou.

Confiança
No varejo brasiliense, os empresários comemoraram os resultados obtidos. A semana que precedeu a data incrementou as vendas em 1,5 ponto percentual acima do esperado pelos lojistas. ;Realmente tivemos uma surpresa analisando os números até 12 de outubro. Essa recuperação ocorreu por conta de um clima psicológico de mais confiança;, avaliou o presidente do Sindvarejista, Antonio Augusto de Moraes. Segundo um levantamento da entidade, o cartão de crédito foi a forma de pagamento mais usada na compra dos presentes: representou 70% de todo o faturamento do setor. Em segundo lugar ficou o crediário (16%), seguido por cheques (12%) e dinheiro (2%).

;Neste ano, o tíquete médio ficou um pouco acima dos R$ 57 em função das compras de produtos eletrônicos e de informática. Se mantivermos esse clima positivo, teremos um Natal excepcional;, estima Moraes. Na cidade de São Paulo, a movimentação também acompanhou a trajetória nacional de melhora do consumo. No fim de semana do Dia das Crianças, a Serasa registrou alta de 9,1% nas vendas do comércio frente ao mesmo período do ano passado. ;Esses números passam a mensagem de que assumimos uma trajetória de recuperação. Indicam que o fim do ano vai ser muito bom;, prevê Almeida.

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