Economia

Inadimplência dos brasileiros cai 5,88% em setembro

postado em 15/10/2009 12:47
Em setembro, a inadimplência do consumidor brasileiro caiu 5,88% frente a agosto. Na comparação com setembro 2008, o índice também foi negativo em 3,85%. Os dados são do Serviço de Prteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e indicam que, mesmo com a crise, o brasileiro continuou a ser um bom pagador.

"O comerciante também ficou mais criterioso para conceder crédito. A renda do brasileiro aumentou, cresceu o número de empregos, e os juros caíram. Tudo isso colaborou para a [SAIBAMAIS]queda da inadimplência e para uma recuperação econômica", disse Roberto Alceu Pena Gomes, presidente do SPC Brasil.

Mesmo com a inadimplência em queda, o número de consultas ao banco de dados do SPC caiu 4,04% entre setembro e agosto. As consultas ao SPC estão ligadas diretamente ao volume de vendas no varejo; quanto maios o número, mais vendas. "O mês apresenta historicamente um baixo volume de vendas. Os consumidores comprometem a renda em datas comemorativas de meses anteriores, e quando chega setembro se preparam para consumir no dia das crianças e no natal";, explica o presidente do SPC Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação