Economia

Liberalização do comércio no bloco é uma das propostas em discussão na cúpula do Mercosul

postado em 07/12/2009 19:39
Os presidentes dos quatro países do Mercosul e da Venezuela participam nesta terça-feira (8/12) da 38; Cúpula do Mercosul, em Montevidéu.

[SAIBAMAIS]Segundo diplomatas do Itamaraty, a reunião dos chefes de governo deve ser marcada pela tentativa de destravar as propostas que estão emperradas por divergências entre os países membros, como a liberalização do comércio dentro do bloco e por avanços em pontos como o sistema de pagamento em moeda locais, proposta que visa a substituir o uso de dólar pelas moedas dos países do Mercosul.

Brasil Argentina já adotam o sistema, mas ainda timidamente. No fim de outubro, o Uruguai e o Brasil começaram a discutira a implantação da moeda local no comércio entre os dois países. A adoção de eleição direta para escolha dos integrantes do Parlamento do Mercosul também está na pauta da reunião.

A 38; Cúpula do Mercosul também marcará a passagem da presidência rotativa do Mercosul. O Uruguai deixará o cargo sem avançar em uma das principais propostas de liberação do comércio no bloco: o fim da dupla cobrança da tarifa externa comum, mecanismo que permite que um produto exportado por um país do Mercosul não seja mais uma vez taxado quando entrar em outro país do bloco.

Além dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Argentina, Cristina Kirchner; do Paraguai, Fernando Lugo; do Uruguai, Tabaré Vásquez ; e da Venezuela, Hugo Chávez, também participa, como convidado, o presidente eleito do Uruguai, o ex-guerrilheiro José Mujica.

<-- .replace('

','').replace('

','') -->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação