Economia

Caixa substitui terceirizados

Banco admitiu 10.191 concursados para trocar funcionários em situação irregular e cumprir acordo com o Ministério Público do Trabalho

postado em 26/12/2009 11:19
A Caixa Econômica Federal contratou 10.191 funcionários entre janeiro de 2008 e outubro de 2009 em cumprimento ao acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT) de extinção de terceirizados irregulares. O número é cerca de 10% maior que os 9.229 previstos quando o Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado, em junho do ano passado.

Boa parte das substituições de trabalhadores exercendo atividade-fim na empresa por concursados era da área de informática. Do último concurso realizado, em 2008, 252 contratados foram da área de tecnologia da informação, um aproveitamento de 45% dos aprovados, todos do polo de Brasília. ;Não adianta só combatermos a terceirização irregular, temos que incentivar o provimento por concursos públicos;, afirma o procurador Cristiano Paixão, um dos responsáveis pelo caso.Banco admitiu 10.191 concursados para trocar funcionários em situação irregular e cumprir acordo com o Ministério Público do Trabalho

Prazo
Segundo Paixão, o processo está em estágio avançado, mas não todo concluído. ;Ainda temos alguns problemas e denúncias no Piauí sendo apurados. Mesmo assim, podemos considerar que a Caixa cumpriu o acordo.; No Piauí, foram contratados 38 técnicos bancários nos 22 meses de duração do acordo. A maior quantidade de admissões ocorreu em São Paulo (2.246), seguido por Minas Gerais (1.291) e Brasília (969). Inicialmente, o prazo concedido para extinguir 9.229 cargos terminaria em junho de 2009, sendo 4.446 em três etapas em outubro, novembro e dezembro do ano passado e 4.783 entre abril e junho deste ano. O tempo foi curto. ;A Caixa nos procurou solicitando a extensão do prazo, aceitamos o argumento e adiamos a conclusão.; Para cumprir o que foi acertado com o MPT, o banco garantiu que contrataria 5.003 aprovados em concurso de 2008. Por fim, 5.681 pessoas passaram a fazer parte dos quadros da instituição. Para liquidar a fatura, 4.510 foram chamadas até 31 de outubro.

O concurso realizado no ano passado pela Cesgranrio tem validade até 23 de julho de 2010, exceto para Rio de Janeiro e São Paulo, estados nos quais a seleção permanece válida até maio. Até o momento, a Caixa não manifestou intenção em realizar concursos em 2010.

A instituição financeira não é afetada pela restrição da Lei Eleitoral, assim, se decidir lançar edital nos próximos meses, poderá nomear os aprovados em qualquer época do ano, independentemente da troca de gestão na administração pública federal.

"Ainda temos alguns problemas e denúncias no Piauí sendo apurados. Mesmo assim, podemos considerar que a Caixa cumpriu o acordo"
Cristiano Paixão, procurador do MPT

O número
Oportunidade 969 - Número de aprovados convocados em Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação