Economia

Venezuelanos correm para as lojas

Agência France-Presse
postado em 10/01/2010 09:54
CARACAS - Centenas de venezuelanos invadiram as lojas de eletrodomésticos no sábado (9/1) para comprar produtos importados, prevendo um aumento significativo dos preços, depois da maxidesvalorização do bolívar anunciada na sexta-feira (8/1) pelo governo.

Longas filas de espera se formaram nas portas dos estabelecimentos, antes mesmo de sua abertura, numa grande procura por geladeiras, televisores ou máquinas de lavar. Na sexta-feira, o governo venezuelano anunciou uma desvalorização cambial, com o bolívar passando de 2,15 por dólar a 2,60.

A partir de agora, haverá na Venezuela dois preços oficiais do dólar: 2,60 para produtos de primeira necessidade, remessas e importações do setor público; e 4,30 para os demais produtos, como os eletrônicos. Muitos cidadãos decidiram, então, adiantar-se à alta anunciada de preços num país considerado muito consumista e onde o presidente Hugo Chávez tenta estabelecer um sistema socialista desde 1999.

"Decidimos que hoje era o dia de comprar um televisor antes da explosão dos preços. Fomos a várias lojas, onde as filas eram grandes; finalmente, encontramos uma menos concorrida, mas os produtos voavam. Todos queriam comprar hoje", resumiu uma consumidora à AFP.

Segundo os especialistas, a maxidesvalorização provocará um aumento preocupante da inflação na Venezuela, onde os preços já subiram 25,1% este ano, a taxa mais alta da América.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação