Economia

China e Japão na disputa pelo posto de segunda economia do mundo

Agência France-Presse
postado em 21/01/2010 12:32
A China, que teve um crescimento robusto em 2009, parece estar a ponto de substituir um Japão debilitado pela recessão no prestigioso posto de segunda economia mundial atrás dos Estados Unidos, afirmam os analistas. As duas grandes economias asiáticas devem terminar o ano passado praticamente igualadas. No entanto, a China, cujo índice de crescimento em 2009 foi de 8,7% do PIB, se encontra bem situada para conquistar, a partir deste anos ou em 2011, esse título das mãos de seu vizinho.

O PIB chinês nominal (sem levar em conta a inflação) alcançou 33,5 trilhões de iuanes, ou seja, 4,9 trilhões de dólares, segundo estatística oficiais. O Japão deve publicar suas cifras do PIB para 2009 no próximo dia 15 de fevereiro. Em 2008, seu PIB nominal foi de 505,1 trilhões de ienes, ou seja, 5,5 trilhões de dólares.

Segundo as previsões dos economistas, o PIB japonês deve sofrer uma contração de cerca de 6% em 2009, o que deixará seu Produto Interno Bruto em 5,2 trilhões de dólares. "De acordo com as cifras nominais, a economia japonesa e chinesa se encontram agora muito próximas uma da outra", comentou o especialista Yoshikiyo Shimamine, do Instituto de Estudos Daiichi Life.

Os analistas esperam que o crescimento chinês volte a ser forte em 2010, o que deve fazer este país alcançar o segundo lugar mundial em detrimento do Japão, que luta contra a deflação e o declive demográfico.

De qualquer maneira, as comparações entre as duas economias são complicadas por causa das oscilações das taxas cambiárias. Nesse sentido, a ascensão da China ao segundo lugar mundial se veria favorecida pela fragilização do iene.

[SAIBAMAIS]Em termos de PIB per capita, a China (1,3 bilhão de habitantes) se situa muito longe da do Japão (128 milhões de habitantes). Com 3.259 dólares por habitante, a China ocupa o posto 104 em nível mundial, enquanto que o Japão se encontra no 23o. lugar, com 38.457 dólares.

O Japão se converteu na segunda economia mundial atrás dos Estados Unidos em 1968, menos de um 25 anos depois de ter sido reduzido a cinzas no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Depois de ter conseguido se recuperar da explosão da bolha especulativa imobiliária nos anos 90, a economia japonesa caiu de forma brutal na recessão de 2008 por causa da crise financeira mundial.

O PIB japonês começou a crescer de forma tímida no segundo trimestre de 2009, depois de um ano de queda vertiginosa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação