Economia

PIB da Rússia desabou em 2009

Agência France-Presse
postado em 01/02/2010 08:12
MOSCOU - A economia da Rússia, duramente afetada pela crise mundial, sofreu em 2009 uma contração de 7,9%, depois de ter registrado um crescimento de 5,6% em 2008, segundo dados provisório divulgados nesta segunda-feira (1/2) pela agência russa de estatísticas Rosstat.

No entanto, o número de 2009 é um pouco melhor do que o esperado pelo governo. O primeiro-ministro russo Vladimir Putin previra uma queda de entre 8,5 e 8,7% e o vice-ministro de Desenvolvimento Econômico, Andrei Klepach, apostava em uma contração de 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

A Rússia foi muito afetada durante a crise financeira pela queda das cotações mundiais dos combustíveis, que representam 60% do faturamento do país nas exportações.

Analistas consideram que a economia russa é muito dependente dos combustíveis, e que ainda não conseguiu passar por uma reforma e diversificação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação