Economia

Depois dos aceleradores, Toyota admite problemas em freios

Agência France-Presse
postado em 03/02/2010 17:07
A montadora japonesa Toyota, que lançou um recall de milhões de veículos em todo o mundo por causa de um problema de acelerador, admitiu nesta quarta-feira que também recebeu dezenas de reclamações referentes aos freios do Prius, o carro híbrido mais vendido do planeta. [SAIBAMAIS]"Concessionárias do Japão e da América do Norte reclamaram dos freios do novo Prius", declarou à AFP Mieko Iwasaki, porta-voz da Toyota. Iwasaki se recusou a entrar em detalhes, mas destacou que a Toyota recebeu "dezenas de reclamações" a respeito destes freios. O ministério japonês dos Transportes disse ter registrado 14 queixas em todo o país, e não descartou a possibilidade de um recall. De acordo com a imprensa japonesa, a NHTSA, a administração americana encarregada da segurança nas estradas, recebeu uma centena de reclamações semelhantes. "Pisei no freio para parar, mas não houve resposta. Pisei mais, e continuou sem resposta", explicou o dono de um Prius do estado de Massachusetts (nordeste dos EUA) no site da NHTSA. "Meu carro continuou andando na mesma velocidade e acabou se chocando contra a traseira do veículo que estava na minha frente", prosseguiu, destacando que o acidente ocorreu no dia 11 de dezembro e não deixou feridos. Segundo a Toyota e o ministério japonês, o problema está no último modelo do Prius, lançado em maio passado no Japão e que foi o carro vendido no arquipélago em 2009. O Prius, que existe desde 1997, é o carro híbrido mais popular do mundo. "Os veículos híbridos são a grande esperança da Toyota", comentou Tetsuya Mizuno, analista da Mizuno Credit Advisory. "Esses carros são praticamente os únicos a registrar boas vendas no Japão e nos Estados Unidos. Se o problema for sério, o impacto na Toyota será forte", advertiu. A Toyota deve publicar nesta quinta-feira seus resultados financeiros para o último trimestre de 2009. Em janeiro, as vendas nos Estados Unidos caíram 19% e voltaram ao nível de 1999, segundo números publicados na terça-feira. As dúvidas sobre os freios do Prius provocaram a despencada da ação da Toyota na Bolsa de Tóquio. Nesta quarta-feira, o título perdeu 5,68%, a 3.400 ienes, depois de ganhar 4% na véspera. Desde o dia 21 de janeiro, o título da maior montadora de carros do mundo perdeu 19%. A Toyota está passando por uma crise sem precedentes. Depois de sofrer perdas gigantescas decorrentes da crise econômica mundial, o grupo teve que fazer um recall de oito milhões de veículos em todo o mundo devido a um problema de acelerador. Em uma decisão sem precedentes, a produção e a venda de oito modelos que apresentam este problema foram suspensas por uma semana na América do Norte. A Toyota anunciou ontem medidas para corrigir os defeitos nos aceleradores, mas a demora da empresa em reagir foi criticada pelas autoridades americanas, que estão estudando sanções contra a montadora. Nos Estados Unidos, a maior multa que pode ser infligida a uma montadora que demorou a lançar um recall é de 16,357 milhões de dólares. "O impacto financeiro seria fraco, mas as sanções manchariam a imagem da Toyota", estimou Mizuno.

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