Economia

Inflação confirma força em fevereiro

postado em 13/02/2010 14:36
Devido à pressão provocada pela recuperação da demanda mundial associada a problemas climáticos, a alta de 1,08% do Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) em fevereiro foi a mais expressiva desde julho de 2008. A variação divulgada ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV) segue o avanço de 0,2% em janeiro. Entre os componentes do indicador, o Índice de Preços por Atacado (IPA) teve avanço de 1,15% em fevereiro, o maior em 20 meses, seguindo a oscilação positiva de 0,07%. O destaque no atacado foi o setor industrial, com alta de preços de 1,5% em fevereiro, contra 0,36% em janeiro.

Os preços agrícolas avançaram 0,08%, ante queda anterior de 0,85%. ;O mercado internacional está mais comprador no pós-crise;, disse o economista da FGV, Salomão Quadros, citando como exemplos os casos das carnes bovinas, afetadas pela retração nas exportações durante a crise e que em fevereiro tiveram alta de 2,21%, ante baixa de 2,37% em janeiro. Os materiais e componentes para manufatura subiram 2,36%, também reflexo da aceleração da demanda global. Em janeiro, a alta tinha sido de 0,65%.

Termômetro


;São reflexos claros da melhora da economia nacional e global. Agora, não tem mais o câmbio para amortecer;, disse Quadros, ao destacar que os fertilizantes, outro termômetro do aquecimento econômico, subiram 2,06% em fevereiro, ante queda de 0,93% em janeiro. Segundo a FGV, boa parte das elevações em produtos considerados bens finais, como batata, arroz e açúcar, já chegaram ao varejo. ;A chuva(1), a entressafra e a perda de safra explicam esse movimento;, declarou Quadros.


1 - Varejo

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) aumentou 1,09%, maior variação desde abril de 2003, contra elevação de 0,52% no mês anterior. Os preços no varejo foram fortemente contaminados por repasses de pressões climáticas no atacado e devido a impactos de preços administrados, como os das passagens de ônibus urbanos. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,55% em fevereiro, após aumento de 0,3% em janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação