economia

Merkel descarta ajuda rápida à Grécia e defende exclusões da Eurozona

France Presse

Publicação: 17/03/2010 09:31 Atualização:

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira (17/3) que uma ajuda rápida à Grécia, duramente afetada pela crise econômica, não seria uma boa opção e defendeu a possibilidade de excluir da Eurozona, como último recurso, um país que não cumprir as condições de adesão ao bloco.

"Uma expressão rápida de solidariedade não pode ser a resposta adequada", disse a chefe de Governo da Alemanha, principal economia europeia, no Parlamento do país.

Merkel defendeu um ataque à "raiz do problema", ou seja, aguardar que a Grécia ordene as finanças públicas. "Não se deve conceder uma ajuda prematura, e sim colocar tudo em ordem, pois qualquer outra coisa seria fatal", advertiu.

Merkel também se disse favorável à possibilidade de excluir da zona euro, "como último recurso", um país que não cumpra as condições de integrar o espaço monetário, formado por 16 Estados.

A ideia já havia sido defendida pelo ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble.

Merkel destacou que as sanções financeiras e as multas previstas pelo Pacto Europeu de Estabilidade e Crescimento para os países que se afastam da ortodoxia orçamentária se revelaram imprecisas, já que um país "não pode pagar se não tem dinheiro", como é o caso atual da Grécia.

Atenas tem um déficit público de 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto), que pretende reduzir a 8,7% este ano, e uma dívida de 300 bilhões de euros, equivalentes a 113% do PIB.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Joaquim Aragão
FMI neles!!! Eles não fizeram isso com a gente? Agora é a vez deles se baixarem... | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.