Economia

BID aprova ampliação de capital

Agência France-Presse
postado em 22/03/2010 20:52
Os 48 membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovaram nesta segunda-feira (22/3) uma ampliação de capital de 70 bilhões de dólares para a instituição, o que quase duplica sua capacidade de crédito.

O Haiti, a grande causa humanitária dos Estados Unidos, principal acionista do BID, verá sua dívida de 479 milhões de dólares perdoada, informou o presidente da assembleia de ministros do banco, o ministro colombiano da Fazenda, Oscar Zuluaga.

Além disso, o país mais pobre do continente poderá receber 200 milhões de dólares em doações a cada ano, durante uma década.

A ampliação, acertada por um comitê negociador dos ministros, foi referendada pelo plenário da assembleia anual.

"Esperamos poder cumprir o objetivo de 12 bilhões de dólares de desembolsos por ano", disse o colombiano, o que praticamente duplicaria a capacidade média de empréstimo do BID, o principal banco multilateral na América Latina e Caribe.

Washington conseguiu impor uma redução de 10 bilhões de dólares ao valor de US$ 80 bilhões que era desejado pelo restante da América Latina e Caribe, após uma maratona de negociações.

Os países aportarão ao BID 1,7 bilhão de dólares em capital efetivo, o que representa 2,4% da ampliação. O resto será em garantia soberana, que serve para apoiar os créditos da entidade.

"Não é apenas o maior aumento da história da instituição, também nos permitirá ser a primeira fonte de recursos multilaterais da região", explicou o presidente do Banco, Luis Alberto Moreno.

Washington lutou para "fortalecer as salvaguardas ambientais e as políticas de transparência" da entidade e a declaração sobre a ampliação do capital inclui a necessidade de o BID acatar as regras de qualidade e transparência que imperam em outros bancos de desenvolvimento regionais.

O BID tem recebido críticas regulares por parte de Estados Unidos e de organizações não-governamentais por sua falta de transparência e por uma avaliação "pobre" do resultado de seus empréstimos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação