Economia

Lula deve vetar reajuste acima de 7% para aposentadorias, diz ministro do Planejamento

postado em 13/04/2010 20:21
Brasília - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, descartou nesta terça-feira (13/4) a possibilidade de o governo conceder um reajuste superior a 7% para as aposentadorias acima de um salário-mínimo. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vetar a medida caso o Senado aprove o aumento de 7,7%. De acordo com o ministro, o governo já cumpriu o compromisso acertado com as associações de aposentados e centrais sindicais de dar um reajuste acima da inflação, que no ano passado somou 4,31% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

;Acho que o presidente vai vetar, mas não posso falar por ele. Nosso compromisso foi feito. Estamos dando um reajuste acima da inflação;, afirmou o ministro.

Paulo Bernardo criticou ainda os parlamentares que, na avaliação dele, estão interessados em aproveitar o ano eleitoral para conceder bondades sem preocupação com a economia. ;Não achamos razoável que todos queiram fazer grandes bondades porque tem eleição por aí;, destacou.

Caso os senadores aprovem o reajuste de 7,7%, o ministro afirmou que o governo concederá apenas o aumento original, de 6,14%. De acordo com ele, a proposta de um percentual intermediário, de 7%, sugerida por parlamentares do PT, ainda precisa ser debatida pelo governo. ;Nesse caso, vamos discutir [o reajuste de 7%]. O presidente parece que tem esse compromisso;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação