Economia

Cresce o número de empregos formais no país

postado em 15/04/2010 12:27
Esse foi o melhor mês de março para a história da geração de empregos em todo o país, desde 2003. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (15/4) pelo ministro do trabalho e emprego, Carlos Lupi, foram gerados 266.415 novos postos de trabalho em todo o país. Um crescimento de 0,8% em relação ao mês de fevereiro.

A expectativa é que abril apresente um número ainda maior. ;Esperamos uma criação superior a 340 mil novos empregos para esse mês;, avaliou o ministro.

No Distrito Federal, 2.918 pessoas ingressaram no mercado de trabalho. Um crescimento de 0,46% em relação ao mês passado. Número que levou a capital ao 16; lugar no ranking de geração de empregos formais. No acumulado do ano, foram registrados 21.649 empregos, o que equivale a um aumento de 3,52% se comparado ao mesmo trimestre do ano passado.

O setor que mais cresceu nesse primeiro trimestre foi a construção civil (1,64%), acompanhado da indústria (0,96%). Mesmo em segundo lugar, o ministro do trabalho acredita que ela foi uma das responsáveis pelo crescimento dos outros setores, devido a reação da indústria após o período de crise registrado no ano passado. ;Agora a indústria se recupera não só para atender o mercado interno, mas também as exportações;, ressaltou Carlos Lupi.

Além do crescimento nos empregos, o salário também melhorou. Houve um ganho real (que desconta o índice de inflação medido pelo INPC) de 4,37% nos primeiros meses de 2010, o que significa que a média da remuneração dos trabalhadores que entraram no mercado aumentou de R$ 782,53 para R$ 816,70. Comparando com 2003, o reajuste real foi de 28,53% também referentes aos três primeiros meses do ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação