Economia

Setor de oficinas mecânicas foi o que mais contratou em 2008

postado em 26/05/2010 11:43
Rio de Janeiro ; A oficinas mecânicas e as indústrias de transformação foram os setores que mais contrataram mão de obra assalariada em 2008. As empresa de reparo de automóveis, que representavam 51,2% dos estabelecimento ativos, concentraram naquele ano 30% de todo o pessoal ocupado, enquanto as indústrias de transformação, que representavam 10% das empresas, empregaram 27,6% dos postos de trabalho.

Os dados fazem parte do Cadastro Central de Empresas (Cempre) 2008, divulgado nesta quarta-feira (26/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostra que as indústrias de transformação ficaram em primeiro lugar no ranking das empresas que pagaram a maioria dos salários no ano (33,6%), seguida das oficinais mecânicas (26,1%). Juntas, elas pagaram um salário médio mensal de 8,6 salários mínimos, representando 2,8 vezes o salário mensal médio pago pelas empresas (3,1).

Mesmo concentrando apenas 2,7% do pessoal ocupado assalariado, o setor de atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados, teve boa participação no pagamento de salários, ficando com 7,6% do total pago em 2008. Os funcionários do setor foram os que receberam o maior salário médio mensal (9,6 salários mínimos). Já os menores salários foram pagos aos trabalhadores do grupo alimentação e serviços para edifícios e atividades paisagísticas (1,5 salário mínimo).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação