Economia

Cepal se preocupa com dependência da China

postado em 30/05/2010 18:11
Brasília - A possibilidade de uma nova dependência das economias dos países latino americanos e caribenhos do mercado chinês preocupa a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), que começou neste domingo (30/5), em Brasília, seu 33; período de sessões.

Para a secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena, os países latino-americanos e caribenhos não podem substituir a dependência que tiveram dos Estados Unidos nos anos de 1980 e 1990 pela dependência da China, mesmo diante das perspectivas promissoras da economia do país asiático. ;A América Latina não pode passar de uma dependência para outra.;

A secretária assinalou que o país asiático se tornou o principal parceiro comercial da região. Para superar essa condição é necessário que os países superem sua condição de exportadores de matérias-primas e diversifiquem seus parceiros econômicos, defendeu Alicia.

A profunda dependência do México e de outros países do Caribe da economia norte- americana fez com que esses mercados pagassem caro quando explodiu a crise imobiliária nos Estados Unidos, em 2008, lembrou Alicia. Ela citou o Brasil como exemplo de país que sofreu menos os efeitos da crise financeira mundial por causa da diversificação de seus parceiros comerciais, voltando-se para a própria China e outros países da Ásia.

Outro ponto a ser perseguido, de acordo com a recomendação da Cepal, é o fortalecimento dos mercados internos como forma de proteção diante de possíveis turbulências.

Hoje, a China é o principal parceiro econômico do Brasil e compra principalmente commodities. Em 1999, o comércio entre os dois países somou US$ 1,5 bilhão, Em 2008, o volume negociado ultrapassou US$ 36,4 bilhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação