Economia

Para Roubini, crise na Grécia é "apenas a ponta do iceberg"

postado em 31/05/2010 21:33
O economista Nouriel Roubini, conhecido pelas previsões sobre a crise financeira mundial e por isso chamado de Profeta do Apocalipse, disse nesta segunda-feira (31/5), em São Paulo, que os problemas econômicos enfrentados pelos países da zona do euro, especialmente a Grécia, são ;apenas a ponta do iceberg;.

Segundo Roubini, o tumulto na Grécia está deixando de ser apenas regional e passando a ser global. Para ele, ainda há países na zona do euro com grandes déficits públicos , entre eles Portugal. De acordo com o economista, ;a boa notícia é que na maioria dos países emergentes, incluindo o Brasil, não tem esse problema;.

Roubini fez uma previsão pessimista sobre o crescimento da economia mundial. Segundo ele, o crescimento econômico no mundo será mais lento e com uma recuperação ;anêmica;. No caso do Brasil, o economista afirmou que as perspectivas para o país são boas, mas ;poderiam ser melhores;. Para Roubini, o Brasil ainda precisa resolver alguns gargalos.

;O mais importante neste momento é a implementação de reformas estruturais para atingir um crescimento sustentado e sem inflação excessiva;, disse, destacando que este será um desafio para o novo presidente do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação