Economia

Seguradora britânica Prudential desiste da compra recorde da AIA

Agência France-Presse
postado em 02/06/2010 10:28
A maior seguradora britânica, a Prudential, anunciou nesta quarta-feira (2/6) que desistiu da compra da AIA, a filial asiática de seguros de vida de seu concorrente americano AIG, depois que este se negou a renegociar em baixa o preço da transação.

A fracassada operação, avaliada em 35,5 bilhões de dólares, teria sido a mais importnte da história do setor dos seguros e teria transformado a Prudential no líder mundial fora da China em capitalização na bolsa.

A compra, anunciada no início de março, seria acompanhada, além disso, de um aumento de capital de 21 bilhões de dólares, que também teria sido o maior jamais realizado dentro de uma aquisição.

A Prudential assinalou em um comunicado publicado durante a noite em Londres que estava "em negociações com a AIG para pôr fim ao acordo relativo à associação entre a Prudential e a AIA".

Esta decisão acontece no dia seguinte que a AIG rejeitou o pedido da Prudential para baixar o preço inicial em 14%, de 35,5 bilhões de dólares a 30,375 bilhões, depois de uma reclamação dos acionistas do grupo britânico, que achavam a transação muito cara.

A AIG, que tem participação do Estado americano em 80% de seu capital depois de ter sido resgatada da falência em outubro de 2008, anunciou que não tinha a intenção de revisar as condições iniciais do acordo.

A Prudential deverá pagar 224 milhões de dólares à AIG em conceito de indenização pela ruptura da transação, além dos gastos legais e bancários.

O grupo fundado em 1848 precisa em um comunicado que, levando em contra estes gastos, a tentativa de compra custou 450 660 milhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação