Economia

Provas da AGU neste domingo

postado em 05/06/2010 07:00
A Advocacia Geral da União (AGU) aplica amanhã, em todo o país, as provas para os cargos administrativos do órgão. Serão preenchidas um total de 120 vagas: 60 para agente administrativo (nível médio), com salário de R$ 2.851,44; 49 para administrador e 11 para contador, ambos de nível superior e salário de até R$ 3.730,31, já inclusas as gratificações. Como não existe um quadro próprio para essa área, os servidores farão parte do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).

O concurso da AGU está sendo realizado em tempo recorde. Entre a liberação pelo Ministério do Planejamento e a publicação do edital pelo Cespe, entidade organizadora, foram 13 dias. Até a prova, mais 39 dias. O prazo foi bem inferior ao estipulado pelo Decreto n; 6.944, de 2009, que estipula tempo mínimo de 60 dias entre o edital e os exames. Porém, a exceção foi autorizada pelo governo. A pressa é para que o resultado seja homologado antes do impedimento eleitoral, a partir de 3 de julho.

Disputam os postos 22.403 pessoas, o que equivale a uma concorrência média de 186,69 candidatos por vaga.

Os convocados terão três horas e meia para responder a 100 questões de conhecimentos básicos (português, ética e conduta pública, noções de informática e legislação específica da AGU) e específicos, referentes a cada cargo. A organizadora informou que os gabaritos preliminares estarão disponíveis a partir das 19 horas de 8 de junho, terça-feira. Aqueles que discordarem dos resultados podem entrar com recurso administrativo nos dias 9 ou 10 de junho.

As vagas de contador e agente administrativo são todas para Brasília. Já os aprovados para o cargo de administrador, além da capital federal, poderão atuar em órgãos da AGU distribuídos entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação