Economia

Foxconn aumenta em 70% os salários de seus empregados no sul da China

Agência France-Presse
postado em 07/06/2010 08:32
O grupo taiwanês Foxconn Technology, fornecedor de multinacionais como Dell, Apple, Hewlett-Packard, que registraram uma série de suicídios em suas fábricas de Shenzhen (sul da China), anunciou nesta segunda-feira (7/6) um aumento de 70% dos salários de seus empregados chineses nessas fábricas.

A partir de 1o. de outubro, os salários mensais dos operários que trabalham nas empresas da Foxconn Technology implantadas em Shenzhen passarão de 1.200 a 2.000 iuanes (290 dólares), declarou uma porta-voz do grupo.

"Este aumento salarial reduzirá a necessidade de alguns empregados de fazer horas extras, que, de agora em diante, será uma escolha pessoal", indicou a Foxconn em um comunicado.

"Nós reconhecemos nossa responsabilidade em nossa qualidade de líder da fabricação de componentes eletrônicos e levamos muito a sério esta reponsabilidad", declarou o presidente e fundador do grupo, Terry Gou, nesse comunicado.

Em cinco meses, cerca de dez empregados se suicidaram nas fábricas de Shenzhen, revelando as difíceis condições de vida dos operários em um país que enriqueceu durante os últimos 30 anos graças à indústria de manufaturas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação