Economia

Crescimento do PIB no Brasil superou expansão da economia norte-americana

postado em 08/06/2010 14:01
O crescimento de 2,7% da economia brasileira no primeiro trimestre deste ao em relação ao quarto trimestre de 2009 colocou o país no primeiro lugar de um ranking de 17 países que tiveram o desempenho econômico avaliado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta terça-feira (8/6).

[SAIBAMAIS]O Canadá foi o segundo da lista, com alta de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas pelo país. Depois vieram a Suécia (1,4%), o Japão (1,2%) e Portugal (1%). A economia dos Estados Unidos cresceu 0,8% nessa base de comparação e o Chile foi o último colocado, com queda de 1,5%. Também apresentaram taxa negativa o México (-0,4%) e a Grécia (-0,8%).

;Apesar de esse ranking mostrar o Brasil como o país que mais cresceu, temos que levar em conta o valor corrente da produção, que ainda é pequeno se compararmos com a economia norte-americana, por exemplo. No caso do Chile, a destruição causada pelo terremoto no ano passado pesou bastante no desempenho da economia;, afirmou a gerente de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, Rebeca Palis.

O instituto também comparou o crescimento do PIB brasileiro com os da China, da Índia e da Rússia, que juntos compõem o grupo de países emergentes, o chamado BRIC. A base de comparação foi o primeiro trimestre de 2010 com o primeiro trimestre de 2009 e a economia da China foi a que mais cresceu, com alta de 11,9%, seguida pela do Brasil, com 9%, a da Índia, com 8,6%, e a da Rússia, com 4,5%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação