Economia

Holanda: aberta a estação de pesca do arenque

Agência France-Presse
postado em 08/06/2010 14:44
A estação de pesca do arenque foi aberta nesta terça-feira (8/6) na Holanda com a venda do primeiro barril por 58 mil euros num leilão em Scheveningen, porto de Haia, anunciou o escritório holandês de promoção da pesca (NvB).

"O primeiro barril foi vendido por 58 mil euros", informou à AFP Lisette Wassenaar, porta-voz do NvB. "A primeira compra é simbólica", afirmou.

A receita da venda do barril de cerca de cinco quilos, que continha 45 arenques, será entregue a uma associação de ajuda a crianças carentes, "Kinderpostzegels".

"Foi uma rede atacadista que arrematou o produto", especificou Wassenaar. Os peixes devem ser entregues a um restaurante de frutos do mar de Haia.

O arenque é preparado com uma receita holandesa secular: ele é coberto de sal para fazer "amadurecer" de um a quatro dias, de acordo com o seu tamanho, e, em seguida, é congelado para impedir sua maturação.

O primeiro barril da temporada de 2009 foi arrematado por 66 mil euros. O recorde foi em 2006, quando o produto foi vendido por 75 mil euros.

"O arenque foi degustado por especialistas e um chef de restaurante. Ele é muito bom, mas um pouco menos gorduroso que o do ano passado", informou Lisette Wassenaar.

Pescado ao longo das costas escandinavas e escocesas, o arenque é geralmente servido cru, acompanhado de cebola picada e de um pequeno pão branco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação