Economia

Resultado do PIB anima Firjan

postado em 08/06/2010 15:39
Brasília - Os resultados do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados nesta terça-feira (8/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram ótimos, em especial no que se refere à indústria, disse o chefe da Divisão de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Guilherme Mercês.

;A indústria mostrou uma expansão significativa e os investimentos também se destacaram, o que traz perspectivas favoráveis no médio e longo prazos para o Brasil;, afirmou Mercês.

[SAIBAMAIS]De acordo com os dados do IBGE, o PIB cresceu 9% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, com aumento de 14,6% para a indústria. Na comparação com o último trimestre de 2009, o PIB evoluiu 2,7%.

Mercês admitiu que o confronto com o primeiro trimestre de 2009 expõe um contraste claro com aquele período, quando o Brasil foi afetado pela crise internacional.

;Então, os 9% exprimem muito essa relação de contraste;, disse o Mercês. Ao longo do ano, assinalou, a tendência é que essa taxa vá se reduzindo e fique cada vez menor. Segundo ele, o país deve atingir um crescimento no final do ano entre 5% e 6% em relação a 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação