Economia

Camex analisa retaliação comercial do Brasil aos Estados Unidos

postado em 17/06/2010 08:49
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) se reúne nesta quinta-feira (17/6) para analisar a questão da retaliação comercial do Brasil aos produtos norte-americanos devido aos subsídios ao algodão. O encontro está marcado para as 14h30 no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

No encontro, representantes de sete ministérios devem definir se o prazo para a aplicação das retaliações deve ser ampliado para depois do dia 21 ou se elas serão aplicadas a partir deste mês. Em abril, a Camex adiou o início da retaliação, em busca de uma solução satisfatória para ambos os países. No começo do ano, o governo brasileiro foi informado que a Organização Mundial do Comércio (OMC) havia autorizado a imposição de retaliações aos EUA. Os valores envolvem US$ 591 milhões em mercadorias e US$ 238 milhões em impostos nas áreas de patentes e serviços.

A Camex deve avaliar hoje também a hipótese de reduzir o imposto de importação do aço, pois as siderúrgicas cogitam aumentar o preço do minério devido a um reajuste internacional. Caso isso ocorra, produtos como fogões, geladeiras, máquina de lavar e veículos podem ter os preços reajustados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação