Economia

Ficha técnica do Renault Logan Expression 1.6

postado em 01/07/2010 07:00


MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, de 1.598cm; de cilindrada, 92cv/95cv de potência a 5.250rpm e torques máximos de 13,7kgfm/14,1kgfm a 2.850rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson, com triângulos inferiores e barra estabilizadora; traseira, semi-independente, com barra estabilizadora/6 x 15 polegadas (aço)/185/65 R15

DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
Discos dianteiros ventilados e tambores na traseira

CAPACIDADES
Tanque de combustível, de 50 litros; peso, 1.080kg; de carga (passageiros e bagagem), 430kg.

DIMENSÕES
4,28m de comprimento x 1,74m de largura x 1,53m de altura x 2,63m entre-eixos

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AVALIAÇÃO TÉCNICA
(feita pelo engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan)

Altura do solo
Não ocorreram interferências com o solo e por prevenção tem chapa em aço integral para toda a zona inferior do motopropulsor.

Climatização
É por comando manual. Os quatro difusores de ar frontais do painel têm formato circular e as aletas de orientação do fluxo giram 360 graus. Apresentou bom funcionamento, com tempo satisfatório para climatizar todo o habitáculo e está bem vedado.

Freios
O pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema apresentou reações equilibradas, inclusive em frenagem de emergência, com o veículo em velocidade. Apresentou ainda bom comportamento dinâmico no uso na cidade e na estrada. Tem a opção de ABS, que foi eficiente, e o freio de estacionamento atuou normal.

Câmbio
A qualidade de engate não é boa em precisão em maciez. A embreagem é macia, tem boa progressividade e curso, além de resistência térmica em arrancadas seqüenciais em subida usual. As relações de marchas/diferencial atendem bem a massa do automóvel e rendimento do motor. O curso da alavanca é bom, assim como a pega no pomo e o seu posicionamento no túnel central.

Motor
A performance para essa cilindrada e arquitetura do cabeçote no uso na cidade e em rodovias é satisfatória, com retomadas de velocidade e aceleração compatíveis com a sua curva e também em função da massa do veículo de 1.040kg. A perda no rendimento quando carregado e com ar-condicionado ligado é aceitável, onde ainda proporciona uma dirigibilidade razoável. Tem pequeno ganho no rendimento quando se usa somente etanol.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Nível interno de ruído
Ao trafegar sobre pisos irregulares surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é aceitável até 110km/h, quando passa a ser notório e incomoda em velocidade alta.

Suspensão
Merece destaque a calibragem das suspensões, que proporcionam conforto de marcha muito bom, aliado a uma estabilidade eficiente no contorno de curvas de raios variados e em velocidade elevada, com boa precisão, rapidez e inclinação satisfatória da carroceria.

Direção
A coluna de direção tem regulagem em altura com bom curso. A precisão na reta e em curvas é boa, assim como as suas reações, com boa leveza e sensibilidade. O conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre calçamento e estrada de terra. O efeito-retorno tem velocidade aceitável e o diâmetro de giro satisfaz em manobras de estacionamento.

Iluminação
O novo farol tem construção com parábola simples e apresentou eficiência normal no baixo e no alto, e contam com auxilio de faróis de neblina embutidos no para-choque. Não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, apenas manual no próprio farol. O quadro de instrumentos tem fácil identificação noturna e tem luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas. Na zona anterior do teto tem uma lanterna bipartida, com resultado razoável em iluminação. Os interruptores elétricos instalados nos painéis de porta não tem iluminação, dificultando o seu uso em locais escuros e à noite.

Volume do porta-malas
O volume declarado pela fábrica é de 510 litros, confirmado por nossa medição.

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