Economia

Estatal para participar do consórcio do trem-bala terá capital de R$ 3,4 bilhões, estima ministério

postado em 01/07/2010 15:34
A estatal que o governo federal criará para participar do consórcio responsável pelo trem de alta velocidade (TAV) terá um capital de R$ 3,4 bilhões, segundo expectativas do Ministério dos Transportes.

A Empresa do Trem de Alta Velocidade (Etav) ficará responsável pela absorção de todo o conhecimento tecnológico envolvido no projeto, além de servir de braço operacional do governo na obra.

;A Etav terá 33% de participação no capital da SPE [Sociedade de Propósito Específico], junto com os vencedores do leilão, que está previsto para novembro;, disse nesta quinta-feira (1;) o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, durante entrevista coletiva para comentar a aprovação do projeto pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O capital para a constituição da estatal virá do Tesouro Nacional. Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, a Etav não terá um quadro de pessoal inchado.

;Ela será uma empresa enxuta, mas com um quadro técnico bastante qualificado, até porque serão necessárias condições para a absorção da tecnologia que será utilizada. Essa é uma questão estratégica, porque estar presente em todas as fases da obra nos possibilitará desenvolver uma base de conhecimento que beneficiará a indústria nacional;, argumentou o diretor da ANTT.

Figueiredo disse que a proposta de criação da Etav já foi encaminhada à Casa Civil, e que o prazo máximo para a criação da estatal é o final de 2011. ;Mas reforço que é muito importante anteciparmos esse prazo, para que tenhamos condições de criar um corpo técnico adequado;, enfatizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação