Economia

UE diz existir 'vontade' de avançar em negociações com Mercosul

Agência France-Presse
postado em 02/07/2010 16:48
O relançamento das negociações em Buenos Aires entre a União Europeia (UE) e o Mercosul para um acordo de livre comércio, interrompidas em 2004, mostraram uma clara vontade de avançar, disse nesta sexta-feira (2/7) João Aguiar Machado, titular da delegação europeia.

"Tivemos um intercâmbio muito frutífero para entender as posições de ambas as partes. Houve uma troca construtiva e uma vontade clara de avançar", disse Machado em coletiva, ao concluir uma semana de negociações entre ambos os blocos.

A UE tinha advertido na terça-feira em Bruxelas que as tratativas com o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) seriam "necessariamente" afetadas por medidas protecionistas de Buenos Aires a produtos alimentícios.

Machado, diretor-geral adjunto de comércio da UE, afirmou que "os objetivos que tínhamos para esta primeira rodada foram completamente alcançados" nas negociações com o bloco sul-americano.

Durante as discussões no nível técnico dos temas político, de cooperação e comércio "se produziu uma frutífera troca que permitiu chegar a um consenso sobre um ponto de partida", afirmou um comunicado conjunto.

Ambos os blocos retomaram as negociações interrompidas há seis anos para tentar avançar em um Tratado de Livre Comércio, no qual o comércio agrícola constitui o tema mais controverso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação