Economia

A culpa é da Saúde

Planejamento lava as mãos quanto à responsabilidade por vazamento de dados que lesou 3,8 mil aposentados e pensionistas desde 1995

postado em 22/07/2010 08:04
Gabas, ministro da Previdência: A responsabilidade pelo vazamento das informações de cadastro de aposentados e pensionistas do Ministério da Saúde é da própria pasta, segundo divulgou ontem o Ministério do Planejamento. A quadrilha que desviou R$ 2,2 milhões ao ano dos contracheques de 3,8 mil funcionários públicos desde 1995 só conseguiu realizar a fraude porque teve acesso ao banco de dados da Saúde. ;A fraude teve início a partir do recadastramento de servidores aposentados realizado pelo Ministério da Saúde, cujos dados no Rio de Janeiro caíram nas mãos dos suspeitos apontados pela Polícia Civil como integrantes da quadrilha;, afirmou o Planejamento, em um comunicado.

Na nota, o órgão disse que, após denúncias, 52 entidades cadastradas com suas operações de consignação ; empréstimos com desconto em folha ; foram suspensas e duas definitivamente inabilitadas, o que significa que jamais poderão voltar a conceder crédito aos servidores. São elas a Associação dos Servidores Públicos e Auxílio Mútuo (Aspam) e a Associação dos Servidores da Administração Pública Federal (Aseap).

O Ministério da Saúde informou que vinha investigando as fraudes internamente, após denúncias de aposentados e pensionistas realizadas no ano passado. A Coordenação de Supervisão, Acompanhamento e Controle da Folha de Pagamento (Cosaf), vinculada à Coordenação-Geral de Recursos Humanos do órgão, encaminhou as denúncias ao Planejamento.

De acordo com a nota divulgada, está em fase final de implantação novo sistema em que só o próprio servidor poderá autorizar descontos, com a utilização de senhas eletrônicas. Em 2009, a pasta chegou a buscar o auxílio da Previdência Social para melhorar o nível de segurança do seu Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape). ;Os ministérios da Previdência e do Planejamento têm trabalhado em conjunto. Como o nosso sistema é um pouco melhor do que o deles, o ministro Paulo Bernardo pediu que o seu secretário responsável por esta área viesse aqui. Ele está em contato conosco desde o ano passado;, disse ao Correio o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas.

Segundo o ministro, o sistema da Dataprev ; empresa de processamento de dados da Previdência Social ; possibilita controlar pela folha de pagamento a margem consignável ; limite de comprometimento da remuneração com empréstimos ; dos trabalhadores privados, impedindo que eles ultrapassem o limite de 30% do salário. Além disso, a Previdência está discutindo com a Federação Brasileira de Bancos uma forma pela qual os próprios aposentados possam conferir o limite pelo terminal de autoatendimento bancário.

O número
52
Total de associações suspensas do Siape por fazer operações irregulares de empréstimos com desconto em folha

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação